COMO TESTAR O SENSOR DE TENPERATURA.
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COMO TESTAR O SENSOR DE TENPERATURA.
OLA BOA TARDE O PONTEIRO DE TENPERATURA DEIXOU DE MARCAR,QUE FASSO PARA TESTAR O SENSOR DE TENPERATURA?O VENTILADOR FONCIONA NORMAL SO O RELOGIO NAO MARCA, MEU CARRO E UM SANTANA MOTOR AP 1.8 A ALCOOL.
JAILTON- Convidado
Re: COMO TESTAR O SENSOR DE TENPERATURA.
Leva para oficina ...
vinilolok- Número de Mensagens : 3
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Re: COMO TESTAR O SENSOR DE TENPERATURA.
A maioria dos sensores de temperatura são apenas um tipo de resistor, que varia sua resistencia conforme a tempertaura.
Pra testa-lo basta ligar multimetro nos contatos do sensor e verificar se condiz com os valores pré estabelecidos.
E depois fazer o mesmo procedimento em alta temperatura: +- 100º C (encostado em agua fervente).
Existe tambem o sensor de temperatura tipo termostato/cebolão: que apenas liga e desliga o sistema(não mede a temperatura).
Para testar este, basta ligar algum equipamento nele e ver se o equipamento vai ligar assim que o sensor atingir determinada temperatura (geralmente na faixa de 90ºC)
Pra testa-lo basta ligar multimetro nos contatos do sensor e verificar se condiz com os valores pré estabelecidos.
E depois fazer o mesmo procedimento em alta temperatura: +- 100º C (encostado em agua fervente).
Existe tambem o sensor de temperatura tipo termostato/cebolão: que apenas liga e desliga o sistema(não mede a temperatura).
Para testar este, basta ligar algum equipamento nele e ver se o equipamento vai ligar assim que o sensor atingir determinada temperatura (geralmente na faixa de 90ºC)
Re: COMO TESTAR O SENSOR DE TENPERATURA.
O painel de temperatura é um sistema elétrico separado do interruptor(cebolão) da ventoinha do radiador, por isso parou de funcionar no painel mas a ventoinha continua funcionando.
Na maioria das vezes, o fio que liga na cebolinha rompe após a capa isolante ficar ressecada com o calor do motor. Testar o interruptor(cebolinha), somente com multimetro, mesmo não tendo a tabela de referencia, basta fazer repetidos testes, um com o motor frio, outro após alguns minutos de funcionamento e depois da ventoinha ligar. Com o motor frio a resistência deve ser alta, depois vai diminuindo, explicando assim, como o ponteiro vai medindo cada momento que a temperatura se eleva. Interruptor de temperatura danificado, mesmo com temperatura alta, não dá medição no multimetro, não passa nenhuma corrente.
Na maioria das vezes, o fio que liga na cebolinha rompe após a capa isolante ficar ressecada com o calor do motor. Testar o interruptor(cebolinha), somente com multimetro, mesmo não tendo a tabela de referencia, basta fazer repetidos testes, um com o motor frio, outro após alguns minutos de funcionamento e depois da ventoinha ligar. Com o motor frio a resistência deve ser alta, depois vai diminuindo, explicando assim, como o ponteiro vai medindo cada momento que a temperatura se eleva. Interruptor de temperatura danificado, mesmo com temperatura alta, não dá medição no multimetro, não passa nenhuma corrente.
kazuo.rhk- Número de Mensagens : 3
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