COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
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COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
Olá, possuo um chevette DL 91 1.6/S, naquela época até mesmo ar quente e desembaçador eram opcionais, o meu só possue desembaçador traseiri e o vento frio, estou pensando em por nele o AR QUENTE, que aqui no RS faz muito frio no inverno e embaça tudo, pois bem, sei que o kit é composto por mangueiras, comando, valvula e o radiador do AR QUENTE, dessas peças só consequi o RADIADOR, que acho que é o mais importante.
Perguntas:
*Se não achar a valvula original "acionada por cabo" posso por outra tambem aciona por cabo?
*Caso não consiga o comando q é dificil de achar posso enjanbrar algo que tenha mesmo função de puxar e soltar?
*E como faço a ligação, tipo qual das mangueiras vai a valvula, sei que tem uma que vai no bloco do motor e outra na parte da frente dele, só não sei a ordem.
OBS: Eu mesmo pretendo fazer o serviço, acho muito bom mexer em carros. Gostei muito do site, muito util, Obrigado
Perguntas:
*Se não achar a valvula original "acionada por cabo" posso por outra tambem aciona por cabo?
*Caso não consiga o comando q é dificil de achar posso enjanbrar algo que tenha mesmo função de puxar e soltar?
*E como faço a ligação, tipo qual das mangueiras vai a valvula, sei que tem uma que vai no bloco do motor e outra na parte da frente dele, só não sei a ordem.
OBS: Eu mesmo pretendo fazer o serviço, acho muito bom mexer em carros. Gostei muito do site, muito util, Obrigado
fabio adriano- Número de Mensagens : 12
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Data de inscrição : 19/07/2010
Re: COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
Oi Fábio! O sistema de ar quente dos carros de hoje ainda é bem simples...
Hehe, é quase uma gambiarra... Ele usa a agua aquecida do motor pra aquecer o ar.
Basicamente é uma mangueira que puxa um pouco de agua quente do radiador do carro, pra aquecer uma placa (dissipador/radiador) que fica no caminho do vento.
Caso você não consiga alguma peça, pode adaptar na boa.
Só não pode deixar vulneraveis essas adaptações.
Elas não poderão vazar e o principal: devem resistir às altas pressões que o radiador possa vir a sofrer ao aquecer.
No caso dessas adaptações valvula/comando que vc comentou, deve verificar se a valvula e o comando giram na mesma proporção.
Caso contrario o botão da intensidade poderia não girar até o final, ou a valvula poderia ainda não estar totalmente aberta mesmo após girar o botão no máximo.
Por isto é interessante pegar valvula e comando de um mesmo modelo de carro (corsa,gol,uno...).
Na maioria dos carros, os furos já estão alí feitos e quando o carro vem sem ar quente esses furos são apenas tapados. Não sei especificamente no caso do chevete, provavelmente ele também já venha assim preparado.
A ordem das mangueiras não importa... independentemente disso a agua vai circular no dissipador do mesmo jeito, só que no sentido contrario. A valvula também costuma funcionar nos 2 sentidos. Caso algum deles seja projetado para funcionar preferencialmente numa direção, isso vai vir desenhado ou escrito em forma de alerta.
Hehe, é quase uma gambiarra... Ele usa a agua aquecida do motor pra aquecer o ar.
Basicamente é uma mangueira que puxa um pouco de agua quente do radiador do carro, pra aquecer uma placa (dissipador/radiador) que fica no caminho do vento.
Caso você não consiga alguma peça, pode adaptar na boa.
Só não pode deixar vulneraveis essas adaptações.
Elas não poderão vazar e o principal: devem resistir às altas pressões que o radiador possa vir a sofrer ao aquecer.
No caso dessas adaptações valvula/comando que vc comentou, deve verificar se a valvula e o comando giram na mesma proporção.
Caso contrario o botão da intensidade poderia não girar até o final, ou a valvula poderia ainda não estar totalmente aberta mesmo após girar o botão no máximo.
Por isto é interessante pegar valvula e comando de um mesmo modelo de carro (corsa,gol,uno...).
Na maioria dos carros, os furos já estão alí feitos e quando o carro vem sem ar quente esses furos são apenas tapados. Não sei especificamente no caso do chevete, provavelmente ele também já venha assim preparado.
A ordem das mangueiras não importa... independentemente disso a agua vai circular no dissipador do mesmo jeito, só que no sentido contrario. A valvula também costuma funcionar nos 2 sentidos. Caso algum deles seja projetado para funcionar preferencialmente numa direção, isso vai vir desenhado ou escrito em forma de alerta.
Re: COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
Olá zama, muito obrigado por estar me ajundando, então quer dizer que se não tem nada mencionado na valvula tanto faz se ela vai no cano de cima do radiador ou na parte de baixo dele.
Pois hj pela manhã consegui quase tudo que precisava"achei que seria muito mais dificil ou dei muita sorte em ter perto de casa uma auto peça boa". O cara da loja disse que poderia usar a valvula acionada por cabo que é do santana, e os cabos do passat, então comprei tudo, abraçadeiras mangueiras, conectores, tinha tudo lá. Ja retirei a caixa de ar do painel e vi que não tem muito misterio, pois percebi que é bem simples como vc mencionou e depois que vc sabe como funciona é só achar um jeito de de forma segura e funcional aquele ciclo de agua quente.
HJ a noite foi fazer os furos na lata para passar as mangueiras e amnhã te digo se deu certo, gostaria q vc me desse umas dicas de como psso fazer para "bolar" um sistema simples e que funcione para acionar a valvula atraves do cabo, pensei até em colocar um daqueles trocador de marchas das bicicletas, pois o comando original não consigo achar.
Obrigado
Pois hj pela manhã consegui quase tudo que precisava"achei que seria muito mais dificil ou dei muita sorte em ter perto de casa uma auto peça boa". O cara da loja disse que poderia usar a valvula acionada por cabo que é do santana, e os cabos do passat, então comprei tudo, abraçadeiras mangueiras, conectores, tinha tudo lá. Ja retirei a caixa de ar do painel e vi que não tem muito misterio, pois percebi que é bem simples como vc mencionou e depois que vc sabe como funciona é só achar um jeito de de forma segura e funcional aquele ciclo de agua quente.
HJ a noite foi fazer os furos na lata para passar as mangueiras e amnhã te digo se deu certo, gostaria q vc me desse umas dicas de como psso fazer para "bolar" um sistema simples e que funcione para acionar a valvula atraves do cabo, pensei até em colocar um daqueles trocador de marchas das bicicletas, pois o comando original não consigo achar.
Obrigado
fabio adriano- Número de Mensagens : 12
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Data de inscrição : 19/07/2010
Re: COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
Rapaz, se a valvula encaixar nos 2 lados não será problema.
Pra trocar as marchas, será que vc não consegue também o botão do santana? Aí é só grudar o botão no painel.
Pra trocar as marchas, será que vc não consegue também o botão do santana? Aí é só grudar o botão no painel.
Juliano F.- Número de Mensagens : 111
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Data de inscrição : 09/06/2008
Re: COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
É realmente pode ser mais facil, vou ver se echo o comando do santana, mas por enquanto vou fazer eu mesmo toda a instalação, só não vou deixar uncionado o comando por enquanto então.
Será que tem algum problema em deixar a valvula instalada, sem o comando para controla-la? Tipo posso deixar ela fechada e posso abri-la com a mão, por enquanto até eu resolver o problema do acionamento.?
valew
Será que tem algum problema em deixar a valvula instalada, sem o comando para controla-la? Tipo posso deixar ela fechada e posso abri-la com a mão, por enquanto até eu resolver o problema do acionamento.?
valew
fabio adriano- Número de Mensagens : 12
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Data de inscrição : 19/07/2010
Re: COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
Salve Fábio. Pode deixar temporariamente sem o comando que não estraga nada não...
Aí quando achar um comando legal, vc fura o painel, embute e passa o cabo.
Aí quando achar um comando legal, vc fura o painel, embute e passa o cabo.
Re: COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
ola Zama....
problemas com o ar quente, existe um parafuso preso no bloco do motor que serve de tampão ele tem que ser retirado e posto um outro com a função de prender nele uma mangueira que faz parate do conjunto de ar do quente. Este paraduso não quer sair e o parafuso que tem que ser posto lá não existe mais conforme o original que era de ferro, esse é de um materia parecido com plastico, porem mais duro, será q se eu conseguir tirar esse que esta tampando e por esse de plástico ele não vai derreter? mesmo sendo um material aparentimente resistente a calor?
vc já viu algo assim?
vlw cara, aguardo contato, abraços.
problemas com o ar quente, existe um parafuso preso no bloco do motor que serve de tampão ele tem que ser retirado e posto um outro com a função de prender nele uma mangueira que faz parate do conjunto de ar do quente. Este paraduso não quer sair e o parafuso que tem que ser posto lá não existe mais conforme o original que era de ferro, esse é de um materia parecido com plastico, porem mais duro, será q se eu conseguir tirar esse que esta tampando e por esse de plástico ele não vai derreter? mesmo sendo um material aparentimente resistente a calor?
vc já viu algo assim?
vlw cara, aguardo contato, abraços.
fabio adriano- Número de Mensagens : 12
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Data de inscrição : 19/07/2010
Re: COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
Opa! Problema?.. Eles são bons pra gente pensar...
A agua do radiador não chega a esquentar tanto... É pra ficar até uns 120ºC. Um copinho de plástico, bom, já aguentaria...
Realmente, a idéia que a gente tem de plástico é que eles derretem a toa...
E é mesmo: aquele plástico de garrafa pet ou sacolinhas de mercados são os chamados termoplásticos: eles derretem só de passar perto de alguma coisa quente...
Mas, existe também alguns tipos de plásticos, que aguentam uma temperatura bem mais alta. Estes inclusive podem ser usados sem problemas em: cabos de panelas, chuveiros elétricos e até vedação de fornos!
No seu caso, se a peça tem a mesma finalidade, é a substituta para o parafuso de aço: com certeza ela foi feita com este plástico resistente à alta temperatura.
Mas, se vc estiver adaptando esse parafuso de algum outro instrumento hidraulico, tipo torneiras, canos, instrumentos de casa ou jardim, Aí já começa a ser perigoso, pois é provavel que ele tenha sido foi feito com o plástico para baixas temperaturas.
Esse plástico de garrafas pet, sacolas e similares derretem fácil não por ser ruim. Mas porque quiseram que ele fosse assim...
Ele foi feito assim pra que as empresas gastem menos energia/carvão/tempo ($$) esquentando o plástico e modelar ele...
Já os plásticos de temperatura mais alta, são seguros sim. Já peguei um cabo de panela que parecia resistente, e deixei intencionalmente por um tempo no fogo, pra ver se queimava. E basicamente não queimou!
Portanto se a tampa for própria pra isso, pode ficar tranquilo...
Cada vez mais está se usando plástico nos carros... Inclusive se o seu parafuso já fosse de plástico deveria estar mais fácil de solta-lo... O aço oxida e interage facilmente, com o tempo pode ficar assim meio grudado. É uma das vantagens desse novo parafuso...
Flw!
A agua do radiador não chega a esquentar tanto... É pra ficar até uns 120ºC. Um copinho de plástico, bom, já aguentaria...
Realmente, a idéia que a gente tem de plástico é que eles derretem a toa...
E é mesmo: aquele plástico de garrafa pet ou sacolinhas de mercados são os chamados termoplásticos: eles derretem só de passar perto de alguma coisa quente...
Mas, existe também alguns tipos de plásticos, que aguentam uma temperatura bem mais alta. Estes inclusive podem ser usados sem problemas em: cabos de panelas, chuveiros elétricos e até vedação de fornos!
No seu caso, se a peça tem a mesma finalidade, é a substituta para o parafuso de aço: com certeza ela foi feita com este plástico resistente à alta temperatura.
Mas, se vc estiver adaptando esse parafuso de algum outro instrumento hidraulico, tipo torneiras, canos, instrumentos de casa ou jardim, Aí já começa a ser perigoso, pois é provavel que ele tenha sido foi feito com o plástico para baixas temperaturas.
Esse plástico de garrafas pet, sacolas e similares derretem fácil não por ser ruim. Mas porque quiseram que ele fosse assim...
Ele foi feito assim pra que as empresas gastem menos energia/carvão/tempo ($$) esquentando o plástico e modelar ele...
Já os plásticos de temperatura mais alta, são seguros sim. Já peguei um cabo de panela que parecia resistente, e deixei intencionalmente por um tempo no fogo, pra ver se queimava. E basicamente não queimou!
Portanto se a tampa for própria pra isso, pode ficar tranquilo...
Cada vez mais está se usando plástico nos carros... Inclusive se o seu parafuso já fosse de plástico deveria estar mais fácil de solta-lo... O aço oxida e interage facilmente, com o tempo pode ficar assim meio grudado. É uma das vantagens desse novo parafuso...
Flw!
Re: COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
Fabio, se der certo avisa a gente.
Ficou caro pra fazer isso? quanto você pagou nas peças?
Não é só seu carro não. Os carros 1.0 mesmo os deste ano, dependendo do lugar, ainda vem sem o ar quente!
Ficou caro pra fazer isso? quanto você pagou nas peças?
Não é só seu carro não. Os carros 1.0 mesmo os deste ano, dependendo do lugar, ainda vem sem o ar quente!
schumacher- Número de Mensagens : 172
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Data de inscrição : 05/06/2008
Re: COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
Amigo ainda não terminei, se eu tivesse as ferramentas certas já estaria pronto, é que tem um parafuso"aquele q havia lhe falado que só achei em plástico" esse mesmo que hj esta tampando um buraco no bloco onde vai a mangueira de agua quente, pois bem ele não quer sair e eu não quero estragar o engate dele, acho q esse parafuso eu vou deixar para um mecanico.
Tirando esse parafuso o resto foi tudo eu mesmo que instalou, desde a retirada da caixa de ar, os furos na caixa e na lata do carro, as conecções e agora só estou bolando um esquema provisório para o comando da valvula, até conseguir o original.
O preço que me custou até agora não foi muito alto, se comparando um orçamento que eu fiz em um lugar que faz esse tipo de serviço, esles me cobraram R$ 650,00, e não deram certeza de que conseguiriam as peças. E eu até agora gastei R$ 23,00 em mangueiras R$ 24,50 na valvula acionada por cabo, (valvula do santana, serve c/ o mesmo funcionamento) R$ 5,00 em abraçadeiras, e o mais caro R$ 80,00 o radiador de ar quente.
Tirando esse parafuso o resto foi tudo eu mesmo que instalou, desde a retirada da caixa de ar, os furos na caixa e na lata do carro, as conecções e agora só estou bolando um esquema provisório para o comando da valvula, até conseguir o original.
O preço que me custou até agora não foi muito alto, se comparando um orçamento que eu fiz em um lugar que faz esse tipo de serviço, esles me cobraram R$ 650,00, e não deram certeza de que conseguiriam as peças. E eu até agora gastei R$ 23,00 em mangueiras R$ 24,50 na valvula acionada por cabo, (valvula do santana, serve c/ o mesmo funcionamento) R$ 5,00 em abraçadeiras, e o mais caro R$ 80,00 o radiador de ar quente.
fabio adriano- Número de Mensagens : 12
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Re: COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
Cara e eu consegui todasas informações em uma seman na internet, antes disso nem sabia q os automoveis com ar quente possuiam um mimi radiador dentro deles, é graças a esses sistes como estes q podemos tirar duvidas, ver fotos, conversar com pessoas diferentes e tudo mais. Tirei bastante informações neste proprio portal, com aquele cara q tem uma parati quadrada. E continuo aprendendo mais com essas quantas pessoas que tambem tiram suas duvidas.
Vlw
Vlw
fabio adriano- Número de Mensagens : 12
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Data de inscrição : 19/07/2010
Re: COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
Cara, mandou bem!
R$600 prum ar quente é uma facada! Seria preço de um ar condicionado!
Por isto que a gente tem que pelo menos tentar fazer as coisas! Custou umas 3X menos. Aí valeu a pena.
Flw!
R$600 prum ar quente é uma facada! Seria preço de um ar condicionado!
Por isto que a gente tem que pelo menos tentar fazer as coisas! Custou umas 3X menos. Aí valeu a pena.
Flw!
schumacher- Número de Mensagens : 172
Idade : 34
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Data de inscrição : 05/06/2008
Re: COMO ADAPTAR AR QUENTE EM MEU CARRO?
Olá Zama, já fiz a instalação do ar quente e esta funcionando!!!
ficou muito bom mesmo, nem parece que foi eu que instalei, só tivi um problema com um parafuso encravado que não saiu, mas ainda bem que o motor do chevette tem dois parafusos com a mesmo função, um de um lado e o outro do outro lado, mas deu tudo bem certinho.
Vlw cara, até a proxima.
ficou muito bom mesmo, nem parece que foi eu que instalei, só tivi um problema com um parafuso encravado que não saiu, mas ainda bem que o motor do chevette tem dois parafusos com a mesmo função, um de um lado e o outro do outro lado, mas deu tudo bem certinho.
Vlw cara, até a proxima.
fabio adriano- Número de Mensagens : 12
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