Motores com poucos cilindros tem mais torque em baixa rotação. E os com muitos cilindros tem torque em altas rotações. Verdade? Por que?
2 participantes
Página 1 de 1
Motores com poucos cilindros tem mais torque em baixa rotação. E os com muitos cilindros tem torque em altas rotações. Verdade? Por que?
Tava lendo uma reportagem que dizia que esses carros cheios de cilindros nem sempre são bons, pois quanto menos cilindros melhor vai ser o torque em baixa rotação.
Segundo eles, um monocilindrico basicão ganharia de um multicilindro em baixas rotações.
Por que isso? É verdade?
Segundo eles, um monocilindrico basicão ganharia de um multicilindro em baixas rotações.
Por que isso? É verdade?
X- Número de Mensagens : 69
Idade : 42
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/06/2008
Re: Motores com poucos cilindros tem mais torque em baixa rotação. E os com muitos cilindros tem torque em altas rotações. Verdade? Por que?
Verdade!
Isso geralmente acontece!...
O monocilindrico tem vantagens sim! Mas é tão esquisito e desengonçado... É feio, né? Tem que por um volante pesadão nele pra embalar... Mas isso não vem ao caso: por que eu tô falando isso?...
O principal fator que vc vai gostar de ouvir como resposta: é que o monocilindrico desperdiça menos energia por ter um só cilindro. Assim ele tem menos atrito além de menos "sobe e desce de pistões".
Isso faz ele realmente manter melhor o torque!
--------------
-Mas, o que acontece quando vc aumenta a rotação?
Rodar um motor devagar é facil... Mas quando vc aumenta a rotação, fica mais difícil puxar e espelir o ar dos cilindros, concorda?
Aumenta o vacuo na admissão e aumenta a pressão na exaustão, ou seja: um desastre...
Aí, fica muito mais difícil para o monocilindro, pois ele faz a admissão e exaustão de uma só vez, enquanto os multicilindricos fazem isso parcelado em várias vezes(vários cilindros)...
Com as multiplas entradas e saídas de gases, os multicilindricos conseguem fazer o ar fluir melhor e de forma mais homogenea nos cilindros e isto dará a vantagem em altas rotações!!!
-Ou seja: enquanto um motor multicilindrico ainda consegue circular bem os gases numa alta rotação, o monocilindrico, já começa a trabalhar "estrangulado" com a falta de ar.
Ok? Flw!
Isso geralmente acontece!...
O monocilindrico tem vantagens sim! Mas é tão esquisito e desengonçado... É feio, né? Tem que por um volante pesadão nele pra embalar... Mas isso não vem ao caso: por que eu tô falando isso?...
O principal fator que vc vai gostar de ouvir como resposta: é que o monocilindrico desperdiça menos energia por ter um só cilindro. Assim ele tem menos atrito além de menos "sobe e desce de pistões".
Isso faz ele realmente manter melhor o torque!
--------------
-Mas, o que acontece quando vc aumenta a rotação?
Rodar um motor devagar é facil... Mas quando vc aumenta a rotação, fica mais difícil puxar e espelir o ar dos cilindros, concorda?
Aumenta o vacuo na admissão e aumenta a pressão na exaustão, ou seja: um desastre...
Aí, fica muito mais difícil para o monocilindro, pois ele faz a admissão e exaustão de uma só vez, enquanto os multicilindricos fazem isso parcelado em várias vezes(vários cilindros)...
Com as multiplas entradas e saídas de gases, os multicilindricos conseguem fazer o ar fluir melhor e de forma mais homogenea nos cilindros e isto dará a vantagem em altas rotações!!!
-Ou seja: enquanto um motor multicilindrico ainda consegue circular bem os gases numa alta rotação, o monocilindrico, já começa a trabalhar "estrangulado" com a falta de ar.
Ok? Flw!
Re: Motores com poucos cilindros tem mais torque em baixa rotação. E os com muitos cilindros tem torque em altas rotações. Verdade? Por que?
Acho que entendi! Ele perde porque puxa menos ar nas altas rotações.
Valeu!
Valeu!
X- Número de Mensagens : 69
Idade : 42
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/06/2008
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter 19 maio - 17:23 por Joaquim Godoy
» Carrinho de controle remoto. Upgrade, tuning!!! :D
Dom 26 Abr - 10:45 por Fernandocdx
» Matematica/Geometria
Sex 14 Nov - 9:40 por Gtaminha10
» Dúvida Motor Elétrico
Dom 2 Mar - 19:38 por Gtaminha10
» [Dúvida] Maleta produz energia estática?
Sex 1 Nov - 21:49 por Master
» [Dúvida]Carregamento de bateria para dispositivo movel.
Dom 18 Ago - 15:12 por Malluko16
» Roupa lavada em luas diferentes
Sex 9 Ago - 11:51 por Juliano F.
» Acendedor de cigarros
Sex 9 Ago - 11:45 por Juliano F.