Quem faz auditoria nas informações de potencia (CV) e torque que as montadoras apresentam?
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Quem faz auditoria nas informações de potencia (CV) e torque que as montadoras apresentam?
Troquei um hath back famoso, por um sedan de tiozão de montadores diferentes.
Pelo site das montadoras o hath tinha 69CV com álcool e 67CV com gasolina a 5.750 RPM e torque de 9,7kgfm (A) e 9,4kgfm (G) / 4.250rpm.
Já o sedan tem 75CV com álcool e 73CV com gasolina a 6250RPM e Torque de 9,9 kgfm (A) e 9,5 kgfm (G) / 4.500 rpm.
São 4 Cavalos de diferença de um modelo para o outro usando gasolina (Ainda não andei no sedan com Álcool) com vantagem para o Sedan que também tem torque maior, ocorre que na pratica o sedan perde muito na subia. Em uma rodovia aqui de Sampa onde sempre passo com o Hath descia a 90/95 KM/H e subia na mesma velocidade aumentando um pouco a aceleração. Já com o Sedan não consigo manter a aceleração e a velocidade cai para 80 KM/H mesmo acelerando bastante.
Detalhe o sedan tem DH (Direção Hidráulica) e o Hath não, já li aqui no fórum que perde uns 2CV com DH, mesmo assim ainda há pequena sobra para o sedan para tamanha perda de velocidade.
Aproveitando a pergunta, hoje o site da montadora do hath apresenta informação de 76CV com álcool e 72CV com gasolina como pode o mesmo carro ter ganhado 7 cavalos de um modelo para outro? Será?
Pelo site das montadoras o hath tinha 69CV com álcool e 67CV com gasolina a 5.750 RPM e torque de 9,7kgfm (A) e 9,4kgfm (G) / 4.250rpm.
Já o sedan tem 75CV com álcool e 73CV com gasolina a 6250RPM e Torque de 9,9 kgfm (A) e 9,5 kgfm (G) / 4.500 rpm.
São 4 Cavalos de diferença de um modelo para o outro usando gasolina (Ainda não andei no sedan com Álcool) com vantagem para o Sedan que também tem torque maior, ocorre que na pratica o sedan perde muito na subia. Em uma rodovia aqui de Sampa onde sempre passo com o Hath descia a 90/95 KM/H e subia na mesma velocidade aumentando um pouco a aceleração. Já com o Sedan não consigo manter a aceleração e a velocidade cai para 80 KM/H mesmo acelerando bastante.
Detalhe o sedan tem DH (Direção Hidráulica) e o Hath não, já li aqui no fórum que perde uns 2CV com DH, mesmo assim ainda há pequena sobra para o sedan para tamanha perda de velocidade.
Aproveitando a pergunta, hoje o site da montadora do hath apresenta informação de 76CV com álcool e 72CV com gasolina como pode o mesmo carro ter ganhado 7 cavalos de um modelo para outro? Será?
Frank- Número de Mensagens : 3
Pontos : 5
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/03/2010
Re: Quem faz auditoria nas informações de potencia (CV) e torque que as montadoras apresentam?
Pois é Frank...
A primeira vista, o lógico seria que o sedan, por ser mais potênte, subisse com menos esforço...
Porém... A potência e o torque de um motor nos engana muito...
A potência que as montadoras descrevem é a potência máxima (limite) que seus motores podem atingir, o mesmo vale para o torque.
Isso significa que um motor de 75Cv, não vai te soltar os 75Cv se pisar até o final do acelerador...
Para obter aquela potência, o motor deve estar na rotação descrita (5.750 e 6.250RPM) e ainda, o carro deve estar num lugar com ar abundante e ao nivel do mar (pois a altitude a fumaça reduzem momentâneamente a potência...)
Comparando os 2 carros:
O 1º tem alguns cavalos a menos de potência máxima, porém na subida ele acaba desenvolvendo mais potência, pois você certamente deve dirigir mais perto dos 5.000RPM que dos 6.000... (e inclusive você está correto!)
Estamos desconsiderando o peso dos 2 carros, mas esse sedan pode dar mais potência que o hath. Para isso, você teria que reduzir a marcha e lançar a rotação lá para os 6.250RPM, mas isso só seria interessante se você estivesse numa competição, ou com muita pressa: porque além de fazer aquele barulhão chamando atenção forçaria demais o carro.
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O sedan é mais parecido com os carros da GM. Os últimos carros dessa marca ganharam mesmo alguns cavalos, basicamente sem alterar o motor! Eles atrasaram a potência máxima para rotações mais altas, assim o carro fica mais potênte a partir de determinada rotação, em compensação perdem potência em rotações abaixo daquilo...
Há alguns anos, a montadora lançou um modelo 1.0 de quase 100Cv, com potência máxima em torno dos 7.000RPM.
Isso enche os olhos de qualquer comprador! Mas 1 ano depois ela já abandonou a tecnica, pois em baixas rotações o motor se mostrava tão fraco que ninguém acreditava que aquilo tinha mesmo 100Cv!
Todo ano eles fazem isso: tiram um pouco daqui, colocam alí...
Uma diferença de quase 30cv de uma versão para outra.
Isso é completamente possivel! E o que é interessante: mantendo o mesmo motor, e gastando quase o mesmo para fazê-lo. Só redimensionando um pouco as valvulas, coletores, comando, injeção...
A honda também deu um salto de potência em alguns carros, mas usando novas tecnologias como o vtec e materiais mais resistentes, que permitiram esticar a rotação a até 8.000RPM. Com isso já tem por aí alguns Civics com quase 200CV. Um pulo de quase 50Cv de uma versão para outra!
O carro ficou indiscutivelmente melhor que o anterior... A desvantagem ficou no preço do carro que também subiu
As outras montadoras também estão começando a incorporar essa tecnologia, ainda esta um pouco devagar porque cada uma esta desenvolvendo seus próprios materiais.
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Quanto à Direção hidraulica, é verdade! ela realmente consome alguns Cv do motor! Os demais acessórios do carro também consomem potência: como ar condicionado, compressores, e até mesmo equipamentos elétricos como som e as lâmpadas do carro! Mas não precisa andar no escuro por aí... as lâmpadas consomem só cerca de meio cavalo.(Se o pesoal do detran me pega falando isso, vão querer me bater ) e o som (de baixa potência) menos ainda.
Não se preocupe muito com isso. Nos carros cada um tem sua vantagem: um ganha na potência, outro na economia, outro na manutenção e assim vai...
Até mais!
A primeira vista, o lógico seria que o sedan, por ser mais potênte, subisse com menos esforço...
Porém... A potência e o torque de um motor nos engana muito...
A potência que as montadoras descrevem é a potência máxima (limite) que seus motores podem atingir, o mesmo vale para o torque.
Isso significa que um motor de 75Cv, não vai te soltar os 75Cv se pisar até o final do acelerador...
Para obter aquela potência, o motor deve estar na rotação descrita (5.750 e 6.250RPM) e ainda, o carro deve estar num lugar com ar abundante e ao nivel do mar (pois a altitude a fumaça reduzem momentâneamente a potência...)
Comparando os 2 carros:
O 1º tem alguns cavalos a menos de potência máxima, porém na subida ele acaba desenvolvendo mais potência, pois você certamente deve dirigir mais perto dos 5.000RPM que dos 6.000... (e inclusive você está correto!)
Estamos desconsiderando o peso dos 2 carros, mas esse sedan pode dar mais potência que o hath. Para isso, você teria que reduzir a marcha e lançar a rotação lá para os 6.250RPM, mas isso só seria interessante se você estivesse numa competição, ou com muita pressa: porque além de fazer aquele barulhão chamando atenção forçaria demais o carro.
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O sedan é mais parecido com os carros da GM. Os últimos carros dessa marca ganharam mesmo alguns cavalos, basicamente sem alterar o motor! Eles atrasaram a potência máxima para rotações mais altas, assim o carro fica mais potênte a partir de determinada rotação, em compensação perdem potência em rotações abaixo daquilo...
Há alguns anos, a montadora lançou um modelo 1.0 de quase 100Cv, com potência máxima em torno dos 7.000RPM.
Isso enche os olhos de qualquer comprador! Mas 1 ano depois ela já abandonou a tecnica, pois em baixas rotações o motor se mostrava tão fraco que ninguém acreditava que aquilo tinha mesmo 100Cv!
Todo ano eles fazem isso: tiram um pouco daqui, colocam alí...
Uma diferença de quase 30cv de uma versão para outra.
Isso é completamente possivel! E o que é interessante: mantendo o mesmo motor, e gastando quase o mesmo para fazê-lo. Só redimensionando um pouco as valvulas, coletores, comando, injeção...
A honda também deu um salto de potência em alguns carros, mas usando novas tecnologias como o vtec e materiais mais resistentes, que permitiram esticar a rotação a até 8.000RPM. Com isso já tem por aí alguns Civics com quase 200CV. Um pulo de quase 50Cv de uma versão para outra!
O carro ficou indiscutivelmente melhor que o anterior... A desvantagem ficou no preço do carro que também subiu
As outras montadoras também estão começando a incorporar essa tecnologia, ainda esta um pouco devagar porque cada uma esta desenvolvendo seus próprios materiais.
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Quanto à Direção hidraulica, é verdade! ela realmente consome alguns Cv do motor! Os demais acessórios do carro também consomem potência: como ar condicionado, compressores, e até mesmo equipamentos elétricos como som e as lâmpadas do carro! Mas não precisa andar no escuro por aí... as lâmpadas consomem só cerca de meio cavalo.(Se o pesoal do detran me pega falando isso, vão querer me bater ) e o som (de baixa potência) menos ainda.
Não se preocupe muito com isso. Nos carros cada um tem sua vantagem: um ganha na potência, outro na economia, outro na manutenção e assim vai...
Até mais!
Re: Quem faz auditoria nas informações de potencia (CV) e torque que as montadoras apresentam?
Também tem que considerar o desgaste, caso o carro seja usado. Com o tempo é normal que o carro vá perdendo potência. O peso também vai afetar na velocidade da subida.
E no alcool dá mais uns cavalos mesmo, mas não se nota taaanto assim. Blz?
E no alcool dá mais uns cavalos mesmo, mas não se nota taaanto assim. Blz?
schumacher- Número de Mensagens : 172
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Data de inscrição : 05/06/2008
Re: Quem faz auditoria nas informações de potencia (CV) e torque que as montadoras apresentam?
Zama muito obrigado pelos esclarecimentos, ainda bem que existem fóruns como esses para nos ajudar, por que em test drive é difícil sentir a diferença de um carro pra outro.
Evitei colocar marcas e modelos, por que em todos os tópicos que li não constava nome de montadoras e veículos, toda via segue, o Hath era um Gol GIII 2005 Básico que comprei zero e o Sedan é um Siena EL 2010 Com DH.
Evitei colocar marcas e modelos, por que em todos os tópicos que li não constava nome de montadoras e veículos, toda via segue, o Hath era um Gol GIII 2005 Básico que comprei zero e o Sedan é um Siena EL 2010 Com DH.
Frank- Número de Mensagens : 3
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Data de inscrição : 22/03/2010
Re: Quem faz auditoria nas informações de potencia (CV) e torque que as montadoras apresentam?
schumacher escreveu:Também tem que considerar o desgaste, caso o carro seja usado. Com o tempo é normal que o carro vá perdendo potência. O peso também vai afetar na velocidade da subida.
E no alcool dá mais uns cavalos mesmo, mas não se nota taaanto assim. Blz?
Então Shumaquer, esqueci de mencionar o ano dos dois carros, mas minha analogia é em estado de zero. Havia sim pensado no peso o sedan um pouco mais pesado até por acabamento melhor, mas a perda de velocidade é muito grande. Verificando o peso no site das montadoras não compreendi bem e vou ver se abro outro tópico.
Agora que o preço do Álcool está começando a compensar em relação à gasolina vou abastecer e faço um post relatando se houve diferença, no carro hath era possível sentir a diferença ao retomar a aceleração, o álcool tinha mais torque.
Frank- Número de Mensagens : 3
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Re: Quem faz auditoria nas informações de potencia (CV) e torque que as montadoras apresentam?
Opa! que bom que foi útil!
Ahh, o siena... é um carro bom... Bom pra viajar: tem um porta malas beem grande!
Só o motor que segue o esquema esportivo da GM: anda bem, mas tem que forçar um pouco.
Pois é! agora o alcool tá abaixando denovo, só tô abastecendo com ele (já tava antes de abaixar..). O carro rende mais, polui menos, e o consumo no meu caso é quase o mesmo da gasolina.
Em potência, com alcool eu sinto uma diferençazinha (positiva) no arranque, em baixas rotações. Depois do embalo, fica quase igual à gasolina.
Ahh, o siena... é um carro bom... Bom pra viajar: tem um porta malas beem grande!
Só o motor que segue o esquema esportivo da GM: anda bem, mas tem que forçar um pouco.
Pois é! agora o alcool tá abaixando denovo, só tô abastecendo com ele (já tava antes de abaixar..). O carro rende mais, polui menos, e o consumo no meu caso é quase o mesmo da gasolina.
Em potência, com alcool eu sinto uma diferençazinha (positiva) no arranque, em baixas rotações. Depois do embalo, fica quase igual à gasolina.
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