Aceleração centipeta ou centrifuga?
Página 1 de 1
Aceleração centipeta ou centrifuga?
Dae pessoal!
Tava com uma dúvida na cabeça. É sobre a aceleração centripeta.
Esse negócio de centripeta acontece mesmo na real? Por que num carro quando a centripeta aponta pra direita a gente é jogado para o lado esquerdo???
Alguem me dá uma luz? tô martelando a cabeça com isso, e acho que não vou chegar a uma conclusão.
Tava com uma dúvida na cabeça. É sobre a aceleração centripeta.
Esse negócio de centripeta acontece mesmo na real? Por que num carro quando a centripeta aponta pra direita a gente é jogado para o lado esquerdo???
Alguem me dá uma luz? tô martelando a cabeça com isso, e acho que não vou chegar a uma conclusão.
Luis- Convidado
Re: Aceleração centipeta ou centrifuga?
Opa, é isso mesmo!
Quando você vira o volante, você está mudando a força centripeta.
A direção das rodas é o que é a força centripeta!
Se vc vira pra direita, ela aponta pra direita. E é ela que faz o carro virar.
No caso do carro, a força centripeta é representada pelas rodas do carro, e a força de atrito entre as rodas e o asfalto.
A centipeta pode ser representada também por uma cordinha, um íma, ou qualquer outra força.
Mas... a questão é que: quando você vira o volante, e mesmo sem mudar o pé no acelerador, acaba desacelerando e acelerando!
Não que o carro corra mais ou menos (também), mas se você considerar que o carro estava indo pra frente, e depois começou a ir para o lado, é como se o carro tivesse freado, parado, e começado a acelerar para o lado.
Por exemplo: se o carro está indo pro norte e vira pro leste... A partir do momento que ele vira 90º, ele já não anda mais, no sentido norte sul, apenas no sentido oeste leste. Então, do referencial N-S é como se o carro estivesse parado. Do referencial O-L é como se ele tivesse saido do repouso e passado a acelerar.
Então... essa sensação que vc sente que é jogado pra fora do carro, só acontece por causa dessa aceleração o carro ganhou.
Como vc estava em linha reta, só vai fazer curva se algo te puxar. E o que te puxa, é o seu atrito do bumbum com o banco do carro.
Por isso, que o seu bumbum acompanha direitinho o movimento do carro, e o que geralmente balança pra lá e pra cá e cabeça, ou outras partes que não tem muito atrito, ou que não estão bem presas (com cinto de segurança ou coisa parecida).
Alguns carros tem um banco de couro bem lisinho... Isso não é bom. Quando você anda num carro desses tem que se prender no cinto, e ficar se segurando, senão você vai escorregando para o outro lado, já que a força pra te acelerar (atrito) é baixa.
A força que te puxa pra dentro é a centrípeta, a que te joga pra fora, é a que chamam de centrífuga.
É a mesma coisa que acontece quando alguém te empurra, a pessoa te empurra pra frente,mas, por inércia, sua cabeça vai pra trás.
Quando você vira o volante, você está mudando a força centripeta.
A direção das rodas é o que é a força centripeta!
Se vc vira pra direita, ela aponta pra direita. E é ela que faz o carro virar.
No caso do carro, a força centripeta é representada pelas rodas do carro, e a força de atrito entre as rodas e o asfalto.
A centipeta pode ser representada também por uma cordinha, um íma, ou qualquer outra força.
Mas... a questão é que: quando você vira o volante, e mesmo sem mudar o pé no acelerador, acaba desacelerando e acelerando!
Não que o carro corra mais ou menos (também), mas se você considerar que o carro estava indo pra frente, e depois começou a ir para o lado, é como se o carro tivesse freado, parado, e começado a acelerar para o lado.
Por exemplo: se o carro está indo pro norte e vira pro leste... A partir do momento que ele vira 90º, ele já não anda mais, no sentido norte sul, apenas no sentido oeste leste. Então, do referencial N-S é como se o carro estivesse parado. Do referencial O-L é como se ele tivesse saido do repouso e passado a acelerar.
Então... essa sensação que vc sente que é jogado pra fora do carro, só acontece por causa dessa aceleração o carro ganhou.
Como vc estava em linha reta, só vai fazer curva se algo te puxar. E o que te puxa, é o seu atrito do bumbum com o banco do carro.
Por isso, que o seu bumbum acompanha direitinho o movimento do carro, e o que geralmente balança pra lá e pra cá e cabeça, ou outras partes que não tem muito atrito, ou que não estão bem presas (com cinto de segurança ou coisa parecida).
Alguns carros tem um banco de couro bem lisinho... Isso não é bom. Quando você anda num carro desses tem que se prender no cinto, e ficar se segurando, senão você vai escorregando para o outro lado, já que a força pra te acelerar (atrito) é baixa.
A força que te puxa pra dentro é a centrípeta, a que te joga pra fora, é a que chamam de centrífuga.
É a mesma coisa que acontece quando alguém te empurra, a pessoa te empurra pra frente,mas, por inércia, sua cabeça vai pra trás.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter 19 maio - 17:23 por Joaquim Godoy
» Carrinho de controle remoto. Upgrade, tuning!!! :D
Dom 26 Abr - 10:45 por Fernandocdx
» Matematica/Geometria
Sex 14 Nov - 9:40 por Gtaminha10
» Dúvida Motor Elétrico
Dom 2 Mar - 19:38 por Gtaminha10
» [Dúvida] Maleta produz energia estática?
Sex 1 Nov - 21:49 por Master
» [Dúvida]Carregamento de bateria para dispositivo movel.
Dom 18 Ago - 15:12 por Malluko16
» Roupa lavada em luas diferentes
Sex 9 Ago - 11:51 por Juliano F.
» Acendedor de cigarros
Sex 9 Ago - 11:45 por Juliano F.