trabalho de fisica escola
2 participantes
Página 1 de 1
trabalho de fisica escola
como são refrigerados alimentos em um refrigerador? porque nas geladeiras mais antigas é necessario o degelo periodico do refrigerador?
Qual a lei de fourier para a condução de calor?
O que ocorre com as substancias que se dilatam na fusão? e com as que se contraem?
Qual a lei de fourier para a condução de calor?
O que ocorre com as substancias que se dilatam na fusão? e com as que se contraem?
maary- Número de Mensagens : 4
Pontos : 9
Reputação : 1
Data de inscrição : 08/10/2009
Re: trabalho de fisica escola
Oii, Boa pergunta! Só que vou precisar de um pouquinho de espaço pra explicar isso, porque são vários conceitos, ok?
O projeto de um refrigerador se aproveita do fato que, a temperatura de um lugar ou coisa, é proporcional a agitação/colisão das moléculas.
Como assim!??
-O que determina se uma coisa está a alta ou baixa temperatura é apenas o numero de colisões das moléculas.
-Coloque uma latinha vazia de aluminio na geladeira.
Então tire, vá pra calçada com um martelo e começe a bater nela. Depois de 1 minutinho batendo, você vai perceber que a latinha está quente!!!
Então dá pra dizer que o calor é proporcional ao numero de batidas (agitação) na latinha.
No caso do ar, é a mesma coisa! As moléculas do o ar estão se batendo em tudo nesse momento!
Se você conseguir um termometro, daria pra sair medindo a temperatura das coisas da sua casa...
1-Você poderia começar medindo a temperatura aí do seu teclado. Digamos que desse uns 25ºC, você diria: legal!!!
2-Você mediria a temperatura de um copo d'agua e daria 25ºC e diria: que coincidencia!
3- Então você mediria a temperatura do chão e daria exatos 25ºC e diria: que chato! Tudo está na mesma temperatura!
E tudo fica na mesma temperatura porque o ar bate na mesma intensidade em tudo!
E... sabe o que aconteceria se você tirasse metade do ar da sua casa???
Pensemos: ar ar está batendo nas suas coisas, e é isso que cede o calor para elas... se você tirasse metade do ar, seria metade de moléculas de ar para bater nas suas coisas. E se as batidas se reduzem a metade a temperatura do ar também se reduz a metade!
E é exatamente o que uma geladeira faz! ela tem aspirador (compressor) que fica a toda hora puxando o ar de dentro da geladeira e jogando para fora.
Na prática, ela não puxa o ar da geladeira em si... Ela puxa o gás que fica dentro de um cano.
______________________________________________
Ufa...
O funcionamento do refrigerador acabou, agora vamos para a parte mais fácil.
Até aí nenhum problema, porque o gelo é gelado mesmo, né?
Mas o gelo acaba atrapalhando a geladeira porque o ele passa a funcionar como um cobertor (isolante).
Isso mesmo um cobertor! Lembra que os esquimós fazem casas de gelo e não morrem de frio!?
No caso da geladeira, aquele caninho que comentei, atinge temperaturas bem baixas: de -10, -20,-30ºC!
O ar (25ºC) deveria estar encostando nesse cano (-20ºC), e se resfriando um monte! Mas ao invés disso o ar não consegue encostar no cano, e passa a encostar no gelo que não está tão "frio" (aprox. -5ºC) e por isso acaba não mais "gelando" tão bem o ar!
Essa "lei" relaciona o transito de calor (Q), com a área do material (A), a largura (L), condutibilidade térmica do material(K), e a diferença de temperatura, t1-t2, entre as pontas da barra (T).
É útil para descobrir a condutibilidade térmica de uma barra, principalmente, ou qualquer uma dessas outras variaveis aí..
Q = k x A x T/L
-Quanto mais quente, mais as particulas se movimentam (se batem), e quanto mais movimento, mais as moléculas ocupam espaço. Imagine todos os alunos da sua sala amontoados numa salinha apertada. Se todos decidirem correr de um lado para o outro vão ocupar mais espaço, concorda?
É por isso que as substâncias se dilatam com o aumento da temperatura.
Temos algumas poucas excessões como a agua... (nossa, vc pegou pesado, ein, hehe) que fazem o contrario: se contraem durante a fusão.
A agua ao passar de 0 para 4ºC se contrai ao invés de dilatar. É o que chamam de momento de "dilatação anomala"!
Isso acontece por causa de um rearranjo estrutural que acontece nesse ponto da dilatação.
O gelo vai esquentando e dilatando... ao chegar em 0ºC as moléculas se dilataram de tal forma que sobrou espaço para se encaixarem de uma forma mais estavel que aumenta a coesão (atração) e que ocupa menos espaço.
Aii! Ficou um pouco grande e sufocante de ler, mas é isso mesmo!
Flw!
maary escreveu:como são refrigerados alimentos em um refrigerador?
O projeto de um refrigerador se aproveita do fato que, a temperatura de um lugar ou coisa, é proporcional a agitação/colisão das moléculas.
Como assim!??
-O que determina se uma coisa está a alta ou baixa temperatura é apenas o numero de colisões das moléculas.
-Coloque uma latinha vazia de aluminio na geladeira.
Então tire, vá pra calçada com um martelo e começe a bater nela. Depois de 1 minutinho batendo, você vai perceber que a latinha está quente!!!
Então dá pra dizer que o calor é proporcional ao numero de batidas (agitação) na latinha.
No caso do ar, é a mesma coisa! As moléculas do o ar estão se batendo em tudo nesse momento!
Se você conseguir um termometro, daria pra sair medindo a temperatura das coisas da sua casa...
1-Você poderia começar medindo a temperatura aí do seu teclado. Digamos que desse uns 25ºC, você diria: legal!!!
2-Você mediria a temperatura de um copo d'agua e daria 25ºC e diria: que coincidencia!
3- Então você mediria a temperatura do chão e daria exatos 25ºC e diria: que chato! Tudo está na mesma temperatura!
E tudo fica na mesma temperatura porque o ar bate na mesma intensidade em tudo!
E... sabe o que aconteceria se você tirasse metade do ar da sua casa???
Pensemos: ar ar está batendo nas suas coisas, e é isso que cede o calor para elas... se você tirasse metade do ar, seria metade de moléculas de ar para bater nas suas coisas. E se as batidas se reduzem a metade a temperatura do ar também se reduz a metade!
E é exatamente o que uma geladeira faz! ela tem aspirador (compressor) que fica a toda hora puxando o ar de dentro da geladeira e jogando para fora.
Na prática, ela não puxa o ar da geladeira em si... Ela puxa o gás que fica dentro de um cano.
______________________________________________
Ufa...
O funcionamento do refrigerador acabou, agora vamos para a parte mais fácil.
As geladeias antigas precisam de degelo porque tem partes que ficam abaixo de 0ºC. E a umidade do ar e dos alimentos ao passar por alí acaba virando gelo.maary escreveu: porque nas geladeiras mais antigas é necessario o degelo periodico do refrigerador?
Até aí nenhum problema, porque o gelo é gelado mesmo, né?
Mas o gelo acaba atrapalhando a geladeira porque o ele passa a funcionar como um cobertor (isolante).
Isso mesmo um cobertor! Lembra que os esquimós fazem casas de gelo e não morrem de frio!?
No caso da geladeira, aquele caninho que comentei, atinge temperaturas bem baixas: de -10, -20,-30ºC!
O ar (25ºC) deveria estar encostando nesse cano (-20ºC), e se resfriando um monte! Mas ao invés disso o ar não consegue encostar no cano, e passa a encostar no gelo que não está tão "frio" (aprox. -5ºC) e por isso acaba não mais "gelando" tão bem o ar!
Essa lei de Fourier ajuda a explicar a questão do gelo atrapalhando a geladeira! Pois o gelo diminui a condução térmica, logo diminui também o fluxo de calor.maary escreveu:Qual a lei de fourier para a condução de calor?
Essa "lei" relaciona o transito de calor (Q), com a área do material (A), a largura (L), condutibilidade térmica do material(K), e a diferença de temperatura, t1-t2, entre as pontas da barra (T).
É útil para descobrir a condutibilidade térmica de uma barra, principalmente, ou qualquer uma dessas outras variaveis aí..
Q = k x A x T/L
Você já deve ter visto uma animação de um átomo ou molécula e deve ter reparado que eles não ficam parados, assim como o sistema solar.maary escreveu:O que ocorre com as substancias que se dilatam na fusão? e com as que se contraem?
-Quanto mais quente, mais as particulas se movimentam (se batem), e quanto mais movimento, mais as moléculas ocupam espaço. Imagine todos os alunos da sua sala amontoados numa salinha apertada. Se todos decidirem correr de um lado para o outro vão ocupar mais espaço, concorda?
É por isso que as substâncias se dilatam com o aumento da temperatura.
Temos algumas poucas excessões como a agua... (nossa, vc pegou pesado, ein, hehe) que fazem o contrario: se contraem durante a fusão.
A agua ao passar de 0 para 4ºC se contrai ao invés de dilatar. É o que chamam de momento de "dilatação anomala"!
Isso acontece por causa de um rearranjo estrutural que acontece nesse ponto da dilatação.
O gelo vai esquentando e dilatando... ao chegar em 0ºC as moléculas se dilataram de tal forma que sobrou espaço para se encaixarem de uma forma mais estavel que aumenta a coesão (atração) e que ocupa menos espaço.
Aii! Ficou um pouco grande e sufocante de ler, mas é isso mesmo!
Flw!
Re: trabalho de fisica escola
OBRIGADA ME AJUDOU UM TANTÃO. VLW
maary- Número de Mensagens : 4
Pontos : 9
Reputação : 1
Data de inscrição : 08/10/2009
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter 19 maio - 17:23 por Joaquim Godoy
» Carrinho de controle remoto. Upgrade, tuning!!! :D
Dom 26 Abr - 10:45 por Fernandocdx
» Matematica/Geometria
Sex 14 Nov - 9:40 por Gtaminha10
» Dúvida Motor Elétrico
Dom 2 Mar - 19:38 por Gtaminha10
» [Dúvida] Maleta produz energia estática?
Sex 1 Nov - 21:49 por Master
» [Dúvida]Carregamento de bateria para dispositivo movel.
Dom 18 Ago - 15:12 por Malluko16
» Roupa lavada em luas diferentes
Sex 9 Ago - 11:51 por Juliano F.
» Acendedor de cigarros
Sex 9 Ago - 11:45 por Juliano F.