relação entre força de tração e comprimento de onda
3 participantes
Página 1 de 1
relação entre força de tração e comprimento de onda
Qual é a relação entre a Força de tração e o comprimento de uma corda???Alguem pode me ajudarrrr
indiamara- Número de Mensagens : 3
Pontos : 7
Reputação : 0
Re: relação entre força de tração e comprimento de onda
Ô Indiamara!
Nossa! 1ª vez que vejo uma pergunta parecida! achei criativa.
Ao bater o olho você pode pensar que não tem relação direta, mas tem sim!
Imagino que a questão esteja se referindo ao chacoalhar de uma corda, ou corda de violão, não é?
Então! isso obedecerá a seguinte regra: quando menor força de tração da corda, maior o comprimento de onda.
Sabe o porquê? Simples! imagine-se chacoalhando uma corda presa a parede. Se ela for flexivel, ou estiver pouco esticada/tensionada, (tração baixa) como um elastico, ela vai se esticar bastante, e vai acabar formando uma onda bem alta.
Dá pra fazer um outro exemplo: peça pra alguém esticar um elástico: dê um tapinha no elástico e veja até que altura ele "tremeu". peça pra fazerem o mesmo num barbante(esticando c/ a mesma força). Comparado com o elástico, você quase não vera o barbante tremer.
A questão em sí ja acabou. Mas vale dar uma olhada no complemento que eu fiz
A questão não pede, mas daqui pra baixo vai algo indiretamente relacionado:
Se você chacoalhar uma corda menos elastica vai perceber que a corda não vai tão alto nem tão baixo, e o principal: vai perceber que a onda ocupa menos espaço na corda, e sendo assim, cabe mais "ondinhas".
Esse maior numero de ondinhas(oscilações) acaba refletindo também na frequencia da onda final. A questão não pergunta isso, mas é bom vc saber, pois isso faz com que o violão, por exemplo tenha um som diferente em cada corda!
No exemplo do tapa no elástico e no barbante, observe como ambos fazem um barulho bem diferente!
Ok!? até!
Nossa! 1ª vez que vejo uma pergunta parecida! achei criativa.
Ao bater o olho você pode pensar que não tem relação direta, mas tem sim!
Imagino que a questão esteja se referindo ao chacoalhar de uma corda, ou corda de violão, não é?
Então! isso obedecerá a seguinte regra: quando menor força de tração da corda, maior o comprimento de onda.
Sabe o porquê? Simples! imagine-se chacoalhando uma corda presa a parede. Se ela for flexivel, ou estiver pouco esticada/tensionada, (tração baixa) como um elastico, ela vai se esticar bastante, e vai acabar formando uma onda bem alta.
Dá pra fazer um outro exemplo: peça pra alguém esticar um elástico: dê um tapinha no elástico e veja até que altura ele "tremeu". peça pra fazerem o mesmo num barbante(esticando c/ a mesma força). Comparado com o elástico, você quase não vera o barbante tremer.
A questão em sí ja acabou. Mas vale dar uma olhada no complemento que eu fiz
A questão não pede, mas daqui pra baixo vai algo indiretamente relacionado:
Se você chacoalhar uma corda menos elastica vai perceber que a corda não vai tão alto nem tão baixo, e o principal: vai perceber que a onda ocupa menos espaço na corda, e sendo assim, cabe mais "ondinhas".
Esse maior numero de ondinhas(oscilações) acaba refletindo também na frequencia da onda final. A questão não pergunta isso, mas é bom vc saber, pois isso faz com que o violão, por exemplo tenha um som diferente em cada corda!
No exemplo do tapa no elástico e no barbante, observe como ambos fazem um barulho bem diferente!
Ok!? até!
Hum...
Você disse que as cordas do violão fazem som diferentes por serem menos ou mais elasticas?
Mas não existem alguns violões que tem as mesmas cordas em todas as notas, e fazem barulhos diferente??? ai, viajei, me confundí!
Você disse que as cordas do violão fazem som diferentes por serem menos ou mais elasticas?
Mas não existem alguns violões que tem as mesmas cordas em todas as notas, e fazem barulhos diferente??? ai, viajei, me confundí!
Master- Número de Mensagens : 173
Pontos : 166
Reputação : 16
Sim Master, vc também está certo!
Na verdade eu disse...:
Um violão pode sim fazer notas diferentes usando as mesmas cordas. No entanto cada corda precisará estar mais esticada. O que teria basicamente o mesmo efeito da alterar a elasticidade da corda. Pois se você esticar mais a corda ela vai acabar ficando menos elastica, concorda.?
Se, não: você pode comprovar isso! pegue uma corda de violão. tensione pouco e veja que ela se estica facilmente (esta bem elastica). Agora tensione bem, e vc verá que ela se estica cada vez menos(fica cada vez menos elastica)! Ou seja: quanto mais vc estica ela, mais ela "perde" a elasticidade.
Pode usar as mesmas cordas, com tensões/esticamentos diferentes. Mas o ideal para o som do violão seria que cada nota tivesse sua própria corda. Aqueles "ajustes" serviriam apenas para fazer um pequeno acerto no tom.
Na verdade eu disse...:
Então... eu mencionei o fato de ela ser flexivel, ou estiver tensionada. Na verdade eu deveria ter dito e/ou!Zama747 escreveu:...Sabe o porquê? Simples! imagine-se chacoalhando uma corda presa a parede. Se ela for flexivel, ou estiver pouco esticada/tensionada, (tração baixa) como um elastico, ela vai se esticar bastante, e vai acabar formando uma onda bem alta...
Um violão pode sim fazer notas diferentes usando as mesmas cordas. No entanto cada corda precisará estar mais esticada. O que teria basicamente o mesmo efeito da alterar a elasticidade da corda. Pois se você esticar mais a corda ela vai acabar ficando menos elastica, concorda.?
Se, não: você pode comprovar isso! pegue uma corda de violão. tensione pouco e veja que ela se estica facilmente (esta bem elastica). Agora tensione bem, e vc verá que ela se estica cada vez menos(fica cada vez menos elastica)! Ou seja: quanto mais vc estica ela, mais ela "perde" a elasticidade.
Pode usar as mesmas cordas, com tensões/esticamentos diferentes. Mas o ideal para o som do violão seria que cada nota tivesse sua própria corda. Aqueles "ajustes" serviriam apenas para fazer um pequeno acerto no tom.
Saquei agora. Valeu!
Master- Número de Mensagens : 173
Pontos : 166
Reputação : 16
brigada galera...
indiamara- Número de Mensagens : 3
Pontos : 7
Reputação : 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter 19 maio - 17:23 por Joaquim Godoy
» Carrinho de controle remoto. Upgrade, tuning!!! :D
Dom 26 Abr - 10:45 por Fernandocdx
» Matematica/Geometria
Sex 14 Nov - 9:40 por Gtaminha10
» Dúvida Motor Elétrico
Dom 2 Mar - 19:38 por Gtaminha10
» [Dúvida] Maleta produz energia estática?
Sex 1 Nov - 21:49 por Master
» [Dúvida]Carregamento de bateria para dispositivo movel.
Dom 18 Ago - 15:12 por Malluko16
» Roupa lavada em luas diferentes
Sex 9 Ago - 11:51 por Juliano F.
» Acendedor de cigarros
Sex 9 Ago - 11:45 por Juliano F.