ZAMA747 - Portal Z
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» fui passar no alagamento e logo depois de passar o motor do carro ficou trepidando
Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? EmptyTer 19 maio - 17:23 por Joaquim Godoy

» Carrinho de controle remoto. Upgrade, tuning!!! :D
Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? EmptyDom 26 Abr - 10:45 por Fernandocdx

» Matematica/Geometria
Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? EmptySex 14 Nov - 9:40 por Gtaminha10

» Dúvida Motor Elétrico
Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? EmptyDom 2 Mar - 19:38 por Gtaminha10

» [Dúvida] Maleta produz energia estática?
Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? EmptySex 1 Nov - 21:49 por Master

» [Dúvida]Carregamento de bateria para dispositivo movel.
Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? EmptyDom 18 Ago - 15:12 por Malluko16

» Roupa lavada em luas diferentes
Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? EmptySex 9 Ago - 11:51 por Juliano F.

» Acendedor de cigarros
Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? EmptySex 9 Ago - 11:45 por Juliano F.

Palavras-chaves

vale  spray  quanto  passo  carro  

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 



Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

4 participantes

Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

Mensagem por Fabio Ter 26 maio - 20:59

É verdade que se aumentar o pneu, a calibragem deve mudar também?
Me disseram isso, mas não sei qual pressão por agora. Tinha uma 15'' e agora 17''.

Fabio
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

Mensagem por Zama747 Qua 27 maio - 11:39

É verdade sim!
A calibragem é proporcional ao contato que o penu tem no chão.
Como o aro 17 é maior, ele também encosta uma maior parte no chão, então pode usar uma pressão menor.
Só pra facilitar a visualização: imagine, um pneu de carro com 20lbs, agora imagine um carro com pneu de caminhão com 20lbs. O pneu pequeno vai fazer mais "barriga", com o maior, de caminhão vai faz menos, mesmo tendo a mesma pressão.

Agora, tem que reparar, se a largura do pneu também não mudou. Pois o que influi é a area: se o pneu for maior e mais fino, pode usar a mesma pressão, ou ainda maior que antes.

Se a largura não mudou, o pneu pode receber um pouco menos pressão. No seu caso, a largura aumentou cerca de 13%, pode então receber isso a menos de pressão. Baixe essa medida da recomendada do fabricante: se antes calibrava com 30lb, pode por 27. A mudança é bem sutil.
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 36
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

Mensagem por Fabio Qua 27 maio - 22:55

Justamente ao contrario do que imaginei!
E, o aro maior também tem mais atrito?

Fabio
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

Mensagem por Zama747 Qui 28 maio - 17:48

Ô Fabio, então. Dá a aparencia que sim, né? Mas...
Dentro dessa questão, vejo 3 possibilidades de atrito:

1 Atrito/Aderencia entre pneu x chão
2 Atrito/Raspagem/Perdas entre pneu x chão
3 Atrito/Pneu x rolamentos

No 1 me refiro à aderencia: atrito estático. Que mantém o carro estavel e preso à pista.

No 2 me refiro a uma pequena perda de eficiencia que acontece por atrito, quando o pneu gira. Acontece devido ao deformamento do pneu na parte de baixo: uma parte de energia é gasta para que o pneu fique se deformando em baixo e desdeformando em cima

No 3 me refiro ao atrito que existe entre os rolamentos das rodas, e do carro (atrito dos rolamentos).


Pois bem, no 1º caso, acontece um ganho muito pequeno na aderencia. No entanto, apenas em pistas bem limpas: sem pedras, e outras sujeiras. O mesmo ocorre com pneus mais largos. |__| Em pistas sujas fica um pouco que o pneu pequeno.

No 2º caso, podemos despresar as diferenças, pois o menor deforma mais, porém como te disse, ele recebe uma pressão maior, o que equilibra essa desvantagem. E maior deforma menos, mas pode usar uma pressão menor, o que quase os iguala nesse ponto.

No 3º caso, com uma roda grande, há menos atrito. Pois a roda da um numero menos de voltas, e com menos voltas, os rolamentos tem menos atrito. Wink
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 36
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

Mensagem por Fabio Qua 3 Jun - 11:45

Legal!
Me diga uma coisa: então se eu deixar os pneus bem cheios, gasta menos combustivel?

Fabio
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

Mensagem por Zama747 Qua 3 Jun - 17:56

Calma aí! Smile
É sim. Geralmente gasta menos, mas nem sempre*. E não extrapole a pressão máxima por que senão o prejuizo pode ser bem maior que a economia.

*Se a pista for bem lisa, com certeza! aumenta a pressão e aumenta a economia, pois o pneu fica menos "preso" e se deforma menos no rodar do asfalto.

*Se a pista for irregular; O problema é bem maior! encher muito pode faze-lo gastar ainda mais combustivel, pois parte da energia ao invés de ser absorvida pela roda, envia o movimento de sobe e desce para o carro, e acaba atrapalhando ainda mais do que se estivesse com menos pressão. Além disso, acaba ficando perigoso: se você reparar, mesmo com o trabalho dos amortecedores, ao passar nos buracos a roda pode chegar a "flutuar" Wink No entanto, se os buracos forem muito profundos, uma pressão muito baixa pode permitir que o asfalto bata no aro e entorte, podendo esvaziar ou cortar o pneu. Isso certamente faria você ter que trocar o pneu.

Ou seja: pode por um pouco mais de pressão, mas jamais além do limite. E se o carro começar a trepidar demais, e a estrada permitir: pode voltar a pressão um pouquinho mais baixa, ok!
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 36
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

Mensagem por Juliano F. Seg 6 Jul - 13:10

Ahh, isso é verdade!
No meu carro quando aumentei o pneu, deu pra notar que ele pulava mais, por causa da calibragem alta para aquele pneu. Teve que descalibrar um pouquinho.
Juliano F.
Juliano F.

Número de Mensagens : 111
Pontos : 94
Reputação : 7
Data de inscrição : 09/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Aro 19"

Mensagem por Bairral Qui 13 Ago - 20:21

E para aro 19" pneu 225/35. Aguem sabe a calibragem correta?

Bairral
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

Mensagem por Juliano F. Sex 14 Ago - 14:21

Bairral escreveu:E para aro 19" pneu 225/35. Aguem sabe a calibragem correta?
Aí vai depender do carro que tá encima do pneu.
Quanto mais pesado o carro mais tem que encher também.
Eu diria que se for um carro desses leves tipo gol, corsa, celta umas 22Lb já tá bom demais!
Juliano F.
Juliano F.

Número de Mensagens : 111
Pontos : 94
Reputação : 7
Data de inscrição : 09/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

Mensagem por Zama747 Seg 17 Ago - 15:13

Ai! Cuidado Bairral!!!!
O perfil do seu pneu é bem baixinho! Basicamente metade do dos carros convencionais. Tem apenas uma tirinha fina de borracha em volta do aro! Isso passa a ser uma condição a mais!
Nesse seu caso você aumentou o aro, mas diminuiu o perfil.

Por isso eu recomendaria a botar um pouquinho mais de pressão, para ter uma margem de segurança maior.
Pois esses pneus são desenvolvidos para uma maior estabilidade. Se for colocada pouca pressão apenas pelo conforto, o risco de cortar o pneu, ou entortar o aro é bem maior que num pneu comum/popular.

Se fosse pra eu dar uma estimativa diria pelo menos a partir de 25 lb para um carro de um carro 1,0-1,6 com porte do sandero ou gol...
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 36
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

Mensagem por Rogerio GOMES vasconcelos Ter 6 Set - 17:04

SE TROCAR O ARO DO MEU CARRO DE 15 PARA 17 VOU COMPROMETER AS PEÇAS,

Rogerio GOMES vasconcelos

Número de Mensagens : 2
Pontos : 3
Reputação : 1
Data de inscrição : 06/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

Mensagem por Master Ter 6 Set - 17:29

Rogerio GOMES vasconcelos escreveu:SE TROCAR O ARO DO MEU CARRO DE 15 PARA 17 VOU COMPROMETER AS PEÇAS,
Isso é mito. O fato de apenas aumentar o aro não desgasta as peças, a não ser que comece a raspar no carro. O que não pode é diminuir o perfil (altura)do pneu, é ele o responsavel por amortecer as imperfições rápidas do asfalto.
Master
Master

Número de Mensagens : 173
Idade : 41
Pontos : 166
Reputação : 16
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito? Empty Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos