Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?
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Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?
É verdade que se aumentar o pneu, a calibragem deve mudar também?
Me disseram isso, mas não sei qual pressão por agora. Tinha uma 15'' e agora 17''.
Me disseram isso, mas não sei qual pressão por agora. Tinha uma 15'' e agora 17''.
Fabio- Convidado
Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?
É verdade sim!
A calibragem é proporcional ao contato que o penu tem no chão.
Como o aro 17 é maior, ele também encosta uma maior parte no chão, então pode usar uma pressão menor.
Só pra facilitar a visualização: imagine, um pneu de carro com 20lbs, agora imagine um carro com pneu de caminhão com 20lbs. O pneu pequeno vai fazer mais "barriga", com o maior, de caminhão vai faz menos, mesmo tendo a mesma pressão.
Agora, tem que reparar, se a largura do pneu também não mudou. Pois o que influi é a area: se o pneu for maior e mais fino, pode usar a mesma pressão, ou ainda maior que antes.
Se a largura não mudou, o pneu pode receber um pouco menos pressão. No seu caso, a largura aumentou cerca de 13%, pode então receber isso a menos de pressão. Baixe essa medida da recomendada do fabricante: se antes calibrava com 30lb, pode por 27. A mudança é bem sutil.
A calibragem é proporcional ao contato que o penu tem no chão.
Como o aro 17 é maior, ele também encosta uma maior parte no chão, então pode usar uma pressão menor.
Só pra facilitar a visualização: imagine, um pneu de carro com 20lbs, agora imagine um carro com pneu de caminhão com 20lbs. O pneu pequeno vai fazer mais "barriga", com o maior, de caminhão vai faz menos, mesmo tendo a mesma pressão.
Agora, tem que reparar, se a largura do pneu também não mudou. Pois o que influi é a area: se o pneu for maior e mais fino, pode usar a mesma pressão, ou ainda maior que antes.
Se a largura não mudou, o pneu pode receber um pouco menos pressão. No seu caso, a largura aumentou cerca de 13%, pode então receber isso a menos de pressão. Baixe essa medida da recomendada do fabricante: se antes calibrava com 30lb, pode por 27. A mudança é bem sutil.
Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?
Justamente ao contrario do que imaginei!
E, o aro maior também tem mais atrito?
E, o aro maior também tem mais atrito?
Fabio- Convidado
Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?
Ô Fabio, então. Dá a aparencia que sim, né? Mas...
Dentro dessa questão, vejo 3 possibilidades de atrito:
1 Atrito/Aderencia entre pneu x chão
2 Atrito/Raspagem/Perdas entre pneu x chão
3 Atrito/Pneu x rolamentos
No 1 me refiro à aderencia: atrito estático. Que mantém o carro estavel e preso à pista.
No 2 me refiro a uma pequena perda de eficiencia que acontece por atrito, quando o pneu gira. Acontece devido ao deformamento do pneu na parte de baixo: uma parte de energia é gasta para que o pneu fique se deformando em baixo e desdeformando em cima
No 3 me refiro ao atrito que existe entre os rolamentos das rodas, e do carro (atrito dos rolamentos).
Pois bem, no 1º caso, acontece um ganho muito pequeno na aderencia. No entanto, apenas em pistas bem limpas: sem pedras, e outras sujeiras. O mesmo ocorre com pneus mais largos. |__| Em pistas sujas fica um pouco que o pneu pequeno.
No 2º caso, podemos despresar as diferenças, pois o menor deforma mais, porém como te disse, ele recebe uma pressão maior, o que equilibra essa desvantagem. E maior deforma menos, mas pode usar uma pressão menor, o que quase os iguala nesse ponto.
No 3º caso, com uma roda grande, há menos atrito. Pois a roda da um numero menos de voltas, e com menos voltas, os rolamentos tem menos atrito.
Dentro dessa questão, vejo 3 possibilidades de atrito:
1 Atrito/Aderencia entre pneu x chão
2 Atrito/Raspagem/Perdas entre pneu x chão
3 Atrito/Pneu x rolamentos
No 1 me refiro à aderencia: atrito estático. Que mantém o carro estavel e preso à pista.
No 2 me refiro a uma pequena perda de eficiencia que acontece por atrito, quando o pneu gira. Acontece devido ao deformamento do pneu na parte de baixo: uma parte de energia é gasta para que o pneu fique se deformando em baixo e desdeformando em cima
No 3 me refiro ao atrito que existe entre os rolamentos das rodas, e do carro (atrito dos rolamentos).
Pois bem, no 1º caso, acontece um ganho muito pequeno na aderencia. No entanto, apenas em pistas bem limpas: sem pedras, e outras sujeiras. O mesmo ocorre com pneus mais largos. |__| Em pistas sujas fica um pouco que o pneu pequeno.
No 2º caso, podemos despresar as diferenças, pois o menor deforma mais, porém como te disse, ele recebe uma pressão maior, o que equilibra essa desvantagem. E maior deforma menos, mas pode usar uma pressão menor, o que quase os iguala nesse ponto.
No 3º caso, com uma roda grande, há menos atrito. Pois a roda da um numero menos de voltas, e com menos voltas, os rolamentos tem menos atrito.
Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?
Legal!
Me diga uma coisa: então se eu deixar os pneus bem cheios, gasta menos combustivel?
Me diga uma coisa: então se eu deixar os pneus bem cheios, gasta menos combustivel?
Fabio- Convidado
Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?
Calma aí!
É sim. Geralmente gasta menos, mas nem sempre*. E não extrapole a pressão máxima por que senão o prejuizo pode ser bem maior que a economia.
*Se a pista for bem lisa, com certeza! aumenta a pressão e aumenta a economia, pois o pneu fica menos "preso" e se deforma menos no rodar do asfalto.
*Se a pista for irregular; O problema é bem maior! encher muito pode faze-lo gastar ainda mais combustivel, pois parte da energia ao invés de ser absorvida pela roda, envia o movimento de sobe e desce para o carro, e acaba atrapalhando ainda mais do que se estivesse com menos pressão. Além disso, acaba ficando perigoso: se você reparar, mesmo com o trabalho dos amortecedores, ao passar nos buracos a roda pode chegar a "flutuar" No entanto, se os buracos forem muito profundos, uma pressão muito baixa pode permitir que o asfalto bata no aro e entorte, podendo esvaziar ou cortar o pneu. Isso certamente faria você ter que trocar o pneu.
Ou seja: pode por um pouco mais de pressão, mas jamais além do limite. E se o carro começar a trepidar demais, e a estrada permitir: pode voltar a pressão um pouquinho mais baixa, ok!
É sim. Geralmente gasta menos, mas nem sempre*. E não extrapole a pressão máxima por que senão o prejuizo pode ser bem maior que a economia.
*Se a pista for bem lisa, com certeza! aumenta a pressão e aumenta a economia, pois o pneu fica menos "preso" e se deforma menos no rodar do asfalto.
*Se a pista for irregular; O problema é bem maior! encher muito pode faze-lo gastar ainda mais combustivel, pois parte da energia ao invés de ser absorvida pela roda, envia o movimento de sobe e desce para o carro, e acaba atrapalhando ainda mais do que se estivesse com menos pressão. Além disso, acaba ficando perigoso: se você reparar, mesmo com o trabalho dos amortecedores, ao passar nos buracos a roda pode chegar a "flutuar" No entanto, se os buracos forem muito profundos, uma pressão muito baixa pode permitir que o asfalto bata no aro e entorte, podendo esvaziar ou cortar o pneu. Isso certamente faria você ter que trocar o pneu.
Ou seja: pode por um pouco mais de pressão, mas jamais além do limite. E se o carro começar a trepidar demais, e a estrada permitir: pode voltar a pressão um pouquinho mais baixa, ok!
Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?
Ahh, isso é verdade!
No meu carro quando aumentei o pneu, deu pra notar que ele pulava mais, por causa da calibragem alta para aquele pneu. Teve que descalibrar um pouquinho.
No meu carro quando aumentei o pneu, deu pra notar que ele pulava mais, por causa da calibragem alta para aquele pneu. Teve que descalibrar um pouquinho.
Juliano F.- Número de Mensagens : 111
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Data de inscrição : 09/06/2008
Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?
Aí vai depender do carro que tá encima do pneu.Bairral escreveu:E para aro 19" pneu 225/35. Aguem sabe a calibragem correta?
Quanto mais pesado o carro mais tem que encher também.
Eu diria que se for um carro desses leves tipo gol, corsa, celta umas 22Lb já tá bom demais!
Juliano F.- Número de Mensagens : 111
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Data de inscrição : 09/06/2008
Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?
Ai! Cuidado Bairral!!!!
O perfil do seu pneu é bem baixinho! Basicamente metade do dos carros convencionais. Tem apenas uma tirinha fina de borracha em volta do aro! Isso passa a ser uma condição a mais!
Nesse seu caso você aumentou o aro, mas diminuiu o perfil.
Por isso eu recomendaria a botar um pouquinho mais de pressão, para ter uma margem de segurança maior.
Pois esses pneus são desenvolvidos para uma maior estabilidade. Se for colocada pouca pressão apenas pelo conforto, o risco de cortar o pneu, ou entortar o aro é bem maior que num pneu comum/popular.
Se fosse pra eu dar uma estimativa diria pelo menos a partir de 25 lb para um carro de um carro 1,0-1,6 com porte do sandero ou gol...
O perfil do seu pneu é bem baixinho! Basicamente metade do dos carros convencionais. Tem apenas uma tirinha fina de borracha em volta do aro! Isso passa a ser uma condição a mais!
Nesse seu caso você aumentou o aro, mas diminuiu o perfil.
Por isso eu recomendaria a botar um pouquinho mais de pressão, para ter uma margem de segurança maior.
Pois esses pneus são desenvolvidos para uma maior estabilidade. Se for colocada pouca pressão apenas pelo conforto, o risco de cortar o pneu, ou entortar o aro é bem maior que num pneu comum/popular.
Se fosse pra eu dar uma estimativa diria pelo menos a partir de 25 lb para um carro de um carro 1,0-1,6 com porte do sandero ou gol...
Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?
SE TROCAR O ARO DO MEU CARRO DE 15 PARA 17 VOU COMPROMETER AS PEÇAS,
Rogerio GOMES vasconcelos- Número de Mensagens : 2
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Re: Tamanho de aros e maior calibragem. verdade ou mito?
Isso é mito. O fato de apenas aumentar o aro não desgasta as peças, a não ser que comece a raspar no carro. O que não pode é diminuir o perfil (altura)do pneu, é ele o responsavel por amortecer as imperfições rápidas do asfalto.Rogerio GOMES vasconcelos escreveu:SE TROCAR O ARO DO MEU CARRO DE 15 PARA 17 VOU COMPROMETER AS PEÇAS,
Master- Número de Mensagens : 173
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