Teste do DETRAN. Truques para tirar carteira de motorista
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Teste do DETRAN. Truques para tirar carteira de motorista
Pessoal, peço aos mais experientes que me dêm dicas sobre o que fazer ou não no teste de direção do DETRAN. Obrigadinha!
Lais- Convidado
Re: Teste do DETRAN. Truques para tirar carteira de motorista
Não faz nem 1 ano que tirei a carteira, ainda tô com a carteira provisória.
Ainda me lembro bem...
O principal é manter a tranquilidade e atenção...
Comigo aconteceu uma coisa muito infeliz: Entrei no carro, fiz tudo ok, o avaliador nem escreveu nada na temida "folha dos erros".
Mas fiquei tão nervoso com a cara de mau do avaliador (e ele tinha mesmo uma cara péssima!), que nem me lembrei de por o cinto de segurança! (coisa que sempre coloco ao sentar, por habto mesmo)
Na 2ª vez, não tive dúvidas: puz o cinto logo que entrei no carro, fiquei até desajeitado pra ajeitar os retrovisores e tal... Fiquei até atento pra ver se não ia esquecer de alguma seta ou outra coisa pequena, mas nada de errado dessa vez. Ainda bem que o trageto é bem curto!
Fora esses momentos de loucura, achei que a auto escola prepara super bem para o teste.
Ainda me lembro bem...
O principal é manter a tranquilidade e atenção...
Comigo aconteceu uma coisa muito infeliz: Entrei no carro, fiz tudo ok, o avaliador nem escreveu nada na temida "folha dos erros".
Mas fiquei tão nervoso com a cara de mau do avaliador (e ele tinha mesmo uma cara péssima!), que nem me lembrei de por o cinto de segurança! (coisa que sempre coloco ao sentar, por habto mesmo)
Na 2ª vez, não tive dúvidas: puz o cinto logo que entrei no carro, fiquei até desajeitado pra ajeitar os retrovisores e tal... Fiquei até atento pra ver se não ia esquecer de alguma seta ou outra coisa pequena, mas nada de errado dessa vez. Ainda bem que o trageto é bem curto!
Fora esses momentos de loucura, achei que a auto escola prepara super bem para o teste.
Re: Teste do DETRAN. Truques para tirar carteira de motorista
KKK, tudo menos isso
Os testes em sí não são mesmo muito complicados. Os professores de auto-escolas é que aumentam um pouco, para forçar que os alunos estudem.
No teste prático, o que mais se reclama é da baliza, e de se esquecer de dar seta ao estacionar ou parar.
Os testes em sí não são mesmo muito complicados. Os professores de auto-escolas é que aumentam um pouco, para forçar que os alunos estudem.
No teste prático, o que mais se reclama é da baliza, e de se esquecer de dar seta ao estacionar ou parar.
Juliano F.- Número de Mensagens : 111
Pontos : 94
Reputação : 7
Data de inscrição : 09/06/2008
Re: Teste do DETRAN. Truques para tirar carteira de motorista
Muuito bom! Uma coisa que vejo que me atrapalho, é na troca das marchas. O instrutor já não fala nada, acho que pra não me assustar, ou deve ter melhorado um pouco. Mas percebo que o carro ainda da uma freiada. O instrutor tinha dito pra soltar devagar a embreagem. Vocês tem alguma outra dica?
E, no dia da prova, será que faz mal se eu usar uma marcha um pouco alta, ou baixa? Obrigada
E, no dia da prova, será que faz mal se eu usar uma marcha um pouco alta, ou baixa? Obrigada
Lais- Convidado
Re: Teste do DETRAN. Truques para tirar carteira de motorista
É esse mesmo o segredo Lais. Soltar a embreagem devagar, depois de passar a marcha. Se fará mal usar uma marcha um pouco alta ou baixa eu não sei. Mas ele deve tolerar um pouco mais, pois sabe que você ainda está em fase de aprendizado.
Juliano F.- Número de Mensagens : 111
Pontos : 94
Reputação : 7
Data de inscrição : 09/06/2008
Re: Teste do DETRAN. Truques para tirar carteira de motorista
Por que eles dizem tanto sobre usar a marcha certa? Isso estraga o caro ou coisa assim? brigadão!
lais- Convidado
Re: Teste do DETRAN. Truques para tirar carteira de motorista
Ô Lais, a longo prazo pode fazer o carro se desgastar mais rápido sim!
Mas além disso, se você usar uma marcha muito pesada o carro perde força, pode não conseguir acelerar ou subir uma ladeira, morrer, e provocar acidentes. É por isso que deixar o carro morrer perde pontos na avaliação: Quando o carro morre fica mais difícil de controlar: o motor ao invés de acelerar passa a frear bruscamente, os freios ficam muito mais pesados e a direção também (neste, caso o carro tenha assistencia de direção).
E, pra passar as marchas sem dar trancos... 1º observe que a embreagem só começa a dar trancos a partir de uma certa profundidade. Tente Gravar mais ou menos essa profundidade, e ao solta-la você poderá soltar mais rápidamente até este ponto, e a partir daí soltar mais devagar.
Uma dica que te deixo é a de avançar as marchas um pouco mais devagar. Para dar tempo de o motor reduzir um pouco a rotação. Mas não tão devagar, ok! em cerca de 2 segundos você já começa a soltar a embreagem.
E no caso das reduções de marchas ao contrário. O motor precisará de justamente mais velocidade pra acompanhar a menor marcha. Então faça a troca mais rápido, e se quiser pode até dar um toque suave no acelerador ao começar a soltar a embreagem. Senão vai perceber que o carro dá uma pequena freada (é normal, mas encomoda. É o tal freio motor)
Na auto escola provavelmente você passe as marchas na sequencia, exceto se frear muito rápido, como por exemplo ao se aproximar de uma lombada. Mas em uso normal, você vai perceber que não existe uma regra de que você deva passar todas as marchas do carro sempre na ordem(1,2,3,4,5,6) Você pode passar por exemplo de 5ª direto pra 3ª, se estiver a alta velocidade e reduzir a velocidade a ponto de aquela marcha ser a ideal, como por exemplo ao frear para passar numa lombada. Isso além de agilizar o processo, não desgasta mais o carro, como alguns pensam. Ao contrario: quando "esse pulo" é bem feito desgasta ainda menos tanto o câmbio, quanto a embreagem e o motor.
Pra facilitar: reduzir p/ 1ª raramente é necessario, só se estiver bem devagar, quase parando, ok?
Ahh, e ao pegar um carro diferente teste anteriormente todas as marchas do carro, pra ter uma noção da relação das marchas.
Pra fechar, só um esqueminha pra relembrar, ou descobrir:
___1___2___3___4___5___6___
+Força __________ +Econômia
+Freio motor______+Velocidade
A média padrão, é de 15-20 Km/H para cada toca de marcha, mas isso pode variar com o carro, é só uma média.
Ahh, e esqueci de dizer como saber quando é hora de trocar! (o mais importante)
É facil saber o momento certo de reduzir a marcha: o carro demora a acelerar, e faz um barulho bem grave (grosso) e alto.
Quando é hora de aumentar a marcha, não é tão fácil: o carro já tem uma força boa, e dá vontade de manter aquela marcha até o final. Mas tem que mudar pra não desgastar muito nem gastar muito combustivel. O barulho nesse caso vai ficando mais agudo (fino) e o barulho das explosões (aquele pow pow pow...) mais baixo.
Flw!
Mas além disso, se você usar uma marcha muito pesada o carro perde força, pode não conseguir acelerar ou subir uma ladeira, morrer, e provocar acidentes. É por isso que deixar o carro morrer perde pontos na avaliação: Quando o carro morre fica mais difícil de controlar: o motor ao invés de acelerar passa a frear bruscamente, os freios ficam muito mais pesados e a direção também (neste, caso o carro tenha assistencia de direção).
E, pra passar as marchas sem dar trancos... 1º observe que a embreagem só começa a dar trancos a partir de uma certa profundidade. Tente Gravar mais ou menos essa profundidade, e ao solta-la você poderá soltar mais rápidamente até este ponto, e a partir daí soltar mais devagar.
Uma dica que te deixo é a de avançar as marchas um pouco mais devagar. Para dar tempo de o motor reduzir um pouco a rotação. Mas não tão devagar, ok! em cerca de 2 segundos você já começa a soltar a embreagem.
E no caso das reduções de marchas ao contrário. O motor precisará de justamente mais velocidade pra acompanhar a menor marcha. Então faça a troca mais rápido, e se quiser pode até dar um toque suave no acelerador ao começar a soltar a embreagem. Senão vai perceber que o carro dá uma pequena freada (é normal, mas encomoda. É o tal freio motor)
Na auto escola provavelmente você passe as marchas na sequencia, exceto se frear muito rápido, como por exemplo ao se aproximar de uma lombada. Mas em uso normal, você vai perceber que não existe uma regra de que você deva passar todas as marchas do carro sempre na ordem(1,2,3,4,5,6) Você pode passar por exemplo de 5ª direto pra 3ª, se estiver a alta velocidade e reduzir a velocidade a ponto de aquela marcha ser a ideal, como por exemplo ao frear para passar numa lombada. Isso além de agilizar o processo, não desgasta mais o carro, como alguns pensam. Ao contrario: quando "esse pulo" é bem feito desgasta ainda menos tanto o câmbio, quanto a embreagem e o motor.
Pra facilitar: reduzir p/ 1ª raramente é necessario, só se estiver bem devagar, quase parando, ok?
Ahh, e ao pegar um carro diferente teste anteriormente todas as marchas do carro, pra ter uma noção da relação das marchas.
Pra fechar, só um esqueminha pra relembrar, ou descobrir:
___1___2___3___4___5___6___
+Força __________ +Econômia
+Freio motor______+Velocidade
A média padrão, é de 15-20 Km/H para cada toca de marcha, mas isso pode variar com o carro, é só uma média.
Ahh, e esqueci de dizer como saber quando é hora de trocar! (o mais importante)
É facil saber o momento certo de reduzir a marcha: o carro demora a acelerar, e faz um barulho bem grave (grosso) e alto.
Quando é hora de aumentar a marcha, não é tão fácil: o carro já tem uma força boa, e dá vontade de manter aquela marcha até o final. Mas tem que mudar pra não desgastar muito nem gastar muito combustivel. O barulho nesse caso vai ficando mais agudo (fino) e o barulho das explosões (aquele pow pow pow...) mais baixo.
Flw!
Re: Teste do DETRAN. Truques para tirar carteira de motorista
Peraí! vc disse que o volume vai ficando mais baixo quando é hora de trocar a marcha. Não seria ao contrário?
Juliano F.- Número de Mensagens : 111
Pontos : 94
Reputação : 7
Data de inscrição : 09/06/2008
Re: Teste do DETRAN. Truques para tirar carteira de motorista
Agora já tô mais 4 aulas mais experiente.
Parece que melhorou bastante. Obrigada pessoal!
Parece que melhorou bastante. Obrigada pessoal!
Lais- Convidado
Re: Teste do DETRAN. Truques para tirar carteira de motorista
Flw!
E Juliano, não, não troquei as bolas, hehe, mas foi bom ter avisado. Acredito que a maioria pense nisso.
Quando está perto da hora de trocar as marchas, é porque as explosões já não estão mais resultando em tanto movimento. Podemos então dizer, que nesse ponto é como se as explosões estivessem mais fracas. E explosões mais fracas fazem menos barulho. (Ahh! isso se o carro estiver funcionando normalmente, sem falhas como as batidas de pino...)
Agora, como explicar então, que eu escute um barulho muito maior ao acelerar o carro?
A resposta é que sim, de fato ao acelerar o carro você libera mais ar e combustivel aumenta a explosão, e o barulho. Mas, por uma insuficiencia mecânica dos carros, chega um ponto em que o motor não consegue receber mais ar e combustivel (isso irá variar, conforme vc pise no acelerador). A parir desse ponto, o carro ainda pode acelerar mais um pouquinho, mas as explosões vão ser menores!
A explicação mecânica terminou aqui. Mas ainda não respondeu por completo... Então partimos para outra parte da ciência que explique isso: a física.
Quando você tiver passado do momento da troca ideal de marcha, você pode achar que o volume do motor ainda está aumentando, e certamente achará. Mas não está. O que de fato esta acontecendo é que o barulho esta apenas se tornando mais perceptivel pra você (e também mais irritante).
Ao andar com o motor a 2.000RPM, teremos, em questão de som apoximadamente metade da frequencia, que teriamos andando a 4.000 RPM. Se os volumes fossem iguais, o de 4.000 aparentaria estar muito mais alto. isso deve-se a maior frequencia.
Para produzir um som de mesmo volume e 2x frequencia, foi gasto o dobro da energia. Energia, que se converteu em maior frequencia, e não necessariamente volume.
Tá, sem mais bla bla blá. Aí vai um programinha em que você pode comprovar isso na prática: http://www.baixaki.com.br/download/multitone-generator.htm
Lembre-se que nesse programa ao mudar a frequencia, o volume (amplitude) basicamente não muda, mas nossos ouvidos parecem achar o contrario.
E Juliano, não, não troquei as bolas, hehe, mas foi bom ter avisado. Acredito que a maioria pense nisso.
Quando está perto da hora de trocar as marchas, é porque as explosões já não estão mais resultando em tanto movimento. Podemos então dizer, que nesse ponto é como se as explosões estivessem mais fracas. E explosões mais fracas fazem menos barulho. (Ahh! isso se o carro estiver funcionando normalmente, sem falhas como as batidas de pino...)
Agora, como explicar então, que eu escute um barulho muito maior ao acelerar o carro?
A resposta é que sim, de fato ao acelerar o carro você libera mais ar e combustivel aumenta a explosão, e o barulho. Mas, por uma insuficiencia mecânica dos carros, chega um ponto em que o motor não consegue receber mais ar e combustivel (isso irá variar, conforme vc pise no acelerador). A parir desse ponto, o carro ainda pode acelerar mais um pouquinho, mas as explosões vão ser menores!
A explicação mecânica terminou aqui. Mas ainda não respondeu por completo... Então partimos para outra parte da ciência que explique isso: a física.
Quando você tiver passado do momento da troca ideal de marcha, você pode achar que o volume do motor ainda está aumentando, e certamente achará. Mas não está. O que de fato esta acontecendo é que o barulho esta apenas se tornando mais perceptivel pra você (e também mais irritante).
Ao andar com o motor a 2.000RPM, teremos, em questão de som apoximadamente metade da frequencia, que teriamos andando a 4.000 RPM. Se os volumes fossem iguais, o de 4.000 aparentaria estar muito mais alto. isso deve-se a maior frequencia.
Para produzir um som de mesmo volume e 2x frequencia, foi gasto o dobro da energia. Energia, que se converteu em maior frequencia, e não necessariamente volume.
Tá, sem mais bla bla blá. Aí vai um programinha em que você pode comprovar isso na prática: http://www.baixaki.com.br/download/multitone-generator.htm
Lembre-se que nesse programa ao mudar a frequencia, o volume (amplitude) basicamente não muda, mas nossos ouvidos parecem achar o contrario.
Re: Teste do DETRAN. Truques para tirar carteira de motorista
Legal! baixei outro desses multitone aí.
O som parece que vai ficando mais irritante, atá não mudar mais.
O som parece que vai ficando mais irritante, atá não mudar mais.
Juliano F.- Número de Mensagens : 111
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