Qual a diferença entre os carros com e sem injeçao eletrônica? como funciona? Quais as vantagens e desvantagens?
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Qual a diferença entre os carros com e sem injeçao eletrônica? como funciona? Quais as vantagens e desvantagens?
Fala pessoal, será que vcs poderiam me exclarecer: qual a diferença entre os carros com e sem injeçao eletrônica? O que se ganha ou não com isso? como funciona?
Obrigado.
Obrigado.
André- Convidado
Re: Qual a diferença entre os carros com e sem injeçao eletrônica? como funciona? Quais as vantagens e desvantagens?
Opa! É, os motores de hoje vem de fábrica com a tal injeção eletronica.
Na verdade os carros com ou sem injeção eletrônica fazem a mesma coisa.
A diferença é que os com injeção eletronica poluem menos, porque misturam combustivel eletrônicamente, com uma espécie de computador.
Na verdade os carros com ou sem injeção eletrônica fazem a mesma coisa.
A diferença é que os com injeção eletronica poluem menos, porque misturam combustivel eletrônicamente, com uma espécie de computador.
Juliano F.- Número de Mensagens : 111
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Data de inscrição : 09/06/2008
Re: Qual a diferença entre os carros com e sem injeçao eletrônica? como funciona? Quais as vantagens e desvantagens?
Isso! a diferença é apenas na injeção (misturador) de combustivel, que em um é elétrica (joga combustivel através de pulsos elétricos), e em outro mecânica (joga de acordo com comandos mecânicos), o famoso carburador. O motor em sí é o mesmo!
Na maioria dos casos a injeção eletrônica tende a reduzir o consumo, pois é menos vulneravel aos fatores externos (variação de pressão, temperatura...).
A grande desvantagem que vejo é que ela tem algum lag/atraso, e faz o carro responder mais devagar ao pisar no acelerador.
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Funcionamento:
Quando você pisa no acelerador, na verdade está apenas aumentando o fluxo de ar para o motor (a partir de um tipo de valvula, ou mecânismo parecido). A partir daí é que muda de um sistema para o outro:
*Nos carburados: esse maior fluxo de ar, faz com que o ar passe com mais velocidade por uma pequena passagem que tem uma saida de combustivel, isso faz com que se arraste uma quantidade maior de combustivel, e o motor acelere.
*Nos injetados eletronicamente, o maior fluxo de ar, faz com que vá mais ar ara o motor(camara de explosão). O motor quase não acelera com isso. Depois da explosão, quando esses gases são expelidos, é que um sensor detecta que a explosão aconteceu com bastante ar mas pouco combustivel. Então a central eletrônica envia um comando elétrico para que os bicos injetores fiquem mais tempo abertos, para liberar mais combustivel, e corrigir essa falta de combustivel. A partir daí, os bicos obedecem, e ficam mais tempo abertos, o motor então passa a receber não somente mais ar como também mais combustivel. A partir daí é que o motor acelera de vez!
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Reparou na diferença!?
Percebeu que o princípio da injeção eletrônica é pior que o de um carburador?
O carburador só perde porque é muito sensivel, por exemplo: se a temperatura subir 1C° que seja, o ar fica menos denso e engana o sistema, pois menos denso o mesmo volume de ar estaria passando pelo carburador, e estaria puxando quase a mesma quantidade de combustivel, mas teria menos átomos de ar, que é o que de fato causa a explosão. O mesmo aconteceria com a queda da pressão, ao subir uma serra, por exemplo. Outro problema é que ele se desrregula com muito mais facilidade!
Na maioria dos casos a injeção eletrônica tende a reduzir o consumo, pois é menos vulneravel aos fatores externos (variação de pressão, temperatura...).
A grande desvantagem que vejo é que ela tem algum lag/atraso, e faz o carro responder mais devagar ao pisar no acelerador.
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Funcionamento:
Quando você pisa no acelerador, na verdade está apenas aumentando o fluxo de ar para o motor (a partir de um tipo de valvula, ou mecânismo parecido). A partir daí é que muda de um sistema para o outro:
*Nos carburados: esse maior fluxo de ar, faz com que o ar passe com mais velocidade por uma pequena passagem que tem uma saida de combustivel, isso faz com que se arraste uma quantidade maior de combustivel, e o motor acelere.
*Nos injetados eletronicamente, o maior fluxo de ar, faz com que vá mais ar ara o motor(camara de explosão). O motor quase não acelera com isso. Depois da explosão, quando esses gases são expelidos, é que um sensor detecta que a explosão aconteceu com bastante ar mas pouco combustivel. Então a central eletrônica envia um comando elétrico para que os bicos injetores fiquem mais tempo abertos, para liberar mais combustivel, e corrigir essa falta de combustivel. A partir daí, os bicos obedecem, e ficam mais tempo abertos, o motor então passa a receber não somente mais ar como também mais combustivel. A partir daí é que o motor acelera de vez!
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Reparou na diferença!?
Percebeu que o princípio da injeção eletrônica é pior que o de um carburador?
O carburador só perde porque é muito sensivel, por exemplo: se a temperatura subir 1C° que seja, o ar fica menos denso e engana o sistema, pois menos denso o mesmo volume de ar estaria passando pelo carburador, e estaria puxando quase a mesma quantidade de combustivel, mas teria menos átomos de ar, que é o que de fato causa a explosão. O mesmo aconteceria com a queda da pressão, ao subir uma serra, por exemplo. Outro problema é que ele se desrregula com muito mais facilidade!
Re: Qual a diferença entre os carros com e sem injeçao eletrônica? como funciona? Quais as vantagens e desvantagens?
E, então na potência, não tem muita vantagem entre um com e um sem inj. eletrônica?
André- Convidado
Re: Qual a diferença entre os carros com e sem injeçao eletrônica? como funciona? Quais as vantagens e desvantagens?
Exato. Não muda muito, aliás os carburados respondem ainda mais rápido (assim que vc pisa, o carro acelera de cara), exceto se estiver desrregulado.
Mas é comum que esses carburados estejam desrregulados (diferente da eletrônica). Pois o ideal seria que eles fossem re-regulados, por exemplo, se você for se mudar de um lugar ao nivel do mar, para um lugar significativamente mais alto, ou por mudanças como: verão/inverno.
Na eletrônica poderia dizer que é como se essa regulagem acontecesse automaticamente a todo instante (a relação ideal está gravada na memória, e dificilmente essa informação se apaga ou altera por acaso, assim como num computador).
Mas é comum que esses carburados estejam desrregulados (diferente da eletrônica). Pois o ideal seria que eles fossem re-regulados, por exemplo, se você for se mudar de um lugar ao nivel do mar, para um lugar significativamente mais alto, ou por mudanças como: verão/inverno.
Na eletrônica poderia dizer que é como se essa regulagem acontecesse automaticamente a todo instante (a relação ideal está gravada na memória, e dificilmente essa informação se apaga ou altera por acaso, assim como num computador).
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