Acionamento motor cc 5v a distância
4 participantes
Página 1 de 1
Acionamento motor cc 5v a distância
Olá amigos, sou nova por aki, estava vendo alguns tópicos e vi que há um com acionamento a distância, gostaria de pedir se algum de vcs tiver um esquema para o acionamento de um motor cc 5v, pudesse me disponiza-lo, obrigado.
Jjolie- Convidado
Re: Acionamento motor cc 5v a distância
Opa! se for tipo de carro de controle, tenho um por aqui, desses com 4 comandos.
Ele vai de 7-12V, você pode regular para 5V, com um resistor em série no motor.
Lá vai, é esse:
https://2img.net/r/ihimizer/img367/3512/transmissor007jn1.png
Lá vai, é esse:
É bem simples se você conseguir o transmissor e receptor! Se não achar, pode tirar de um daqueles carrinhos de controle que só andam pra frente, de R$10!
É só ligar o motor a saída de ume relé, e a acionar esse relé a partir do sinal/saída desse receptor.
É só ligar o motor a saída de ume relé, e a acionar esse relé a partir do sinal/saída desse receptor.
Master- Número de Mensagens : 173
Pontos : 166
Reputação : 16
Olá companheiros, estou iniciando hoje por aqui, estou precisando montar um transformador,de corrente alternada, para corrente continua.Se puderem me ajudar, agradeço.......
rubecir- Número de Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 2
rubecir escreveu:Olá companheiros, estou iniciando hoje por aqui, estou precisando montar um transformador,de corrente alternada, para corrente continua.Se puderem me ajudar, agradeço.......
Opa! isso é mole!
de boa, vai ser mais fácil que vc imagina. Só seria mais complicado se fosse ao contrario...
Diga: de quantos para quantos Volts vai da entrada pra saída?
rubecir- Número de Mensagens : 2
Pontos : 4
Reputação : 2
Opa, deve ser para carregar alguma bateria, alimentar alguma coisa pela tomada, ou coisa assim, não é?
Se for pra isso, é tranquilo.
Pra fazer isso vc precisa de 2 coisas: 1 transformador, e 1 retificador.
1- O transformador, tem que arranjar mesmo... As casas de eletrônica geralmente têm uma boa variedade de transformadores... Provavelmente você consiga um de 127 para 6V.
Você até pode tentar enrrolar o seu, ou tirar de algum outro eletrônico como caixinhas de pc... mas isto na loja vai sair tão baratinho que eu diria que não vale a pena correr esse risco....
2- Conseguido o transformador, você já tem exatos 6V na saída do transformador.
Porém a corrente que vai sair será alternada. Ou seja, muda de sinal a todo instante, e ligar seu eletrônico nisso, seria como inverter o sinal da pilha várias vezes por segundo.
Para tornar essa corrente continua, você presizará retifica-la.
Para isso pode usar uma ponte retificadora como esta:
Ou então, simplesmente colocar um diodo junto a saída do transformador.
Montagem: o transformador que vc comprar, terá 4 fios: 2 de entrada e 2 de saída. Cuidado pra não trocar/inverter a saída pela entrada...
Os 2 fios da entrada vão na tomada em qualquer dos buracos ("pólos"). Os outros 2 fios vão para a e entrada da ponte retificadora (no caso da da foto, os 2 do meio). E finalmente, os 2 pinos que sobraram na ponte, vão para o seu equipamento eletrônico!!!
Se for pra isso, é tranquilo.
Pra fazer isso vc precisa de 2 coisas: 1 transformador, e 1 retificador.
1- O transformador, tem que arranjar mesmo... As casas de eletrônica geralmente têm uma boa variedade de transformadores... Provavelmente você consiga um de 127 para 6V.
Você até pode tentar enrrolar o seu, ou tirar de algum outro eletrônico como caixinhas de pc... mas isto na loja vai sair tão baratinho que eu diria que não vale a pena correr esse risco....
2- Conseguido o transformador, você já tem exatos 6V na saída do transformador.
Porém a corrente que vai sair será alternada. Ou seja, muda de sinal a todo instante, e ligar seu eletrônico nisso, seria como inverter o sinal da pilha várias vezes por segundo.
Para tornar essa corrente continua, você presizará retifica-la.
Para isso pode usar uma ponte retificadora como esta:
Ou então, simplesmente colocar um diodo junto a saída do transformador.
Montagem: o transformador que vc comprar, terá 4 fios: 2 de entrada e 2 de saída. Cuidado pra não trocar/inverter a saída pela entrada...
Os 2 fios da entrada vão na tomada em qualquer dos buracos ("pólos"). Os outros 2 fios vão para a e entrada da ponte retificadora (no caso da da foto, os 2 do meio). E finalmente, os 2 pinos que sobraram na ponte, vão para o seu equipamento eletrônico!!!
Zama747 escreveu:Opa! se for tipo de carro de controle, tenho um por aqui, desses com 4 comandos.
Lá vai, é esse:
Olá Amigo, gostaria de saber que tipo de ci é esse do controle que vc enviou, se puder me fornecer eu agradeço
Obrigado
====================== BAGINI ===========================
BAGINI- Número de Mensagens : 6
Pontos : 9
Reputação : 3
Olá amigo, demorô muito pra responder, eu já pesquisei na net e achei, os ci's são ( tx = SM6136 e RX = SM6135 ) , mas são só vendidos na china, é longe não????
hehehehe
===================== bagini ==================
hehehehe
===================== bagini ==================
BAGINI- Número de Mensagens : 6
Pontos : 9
Reputação : 3
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter 19 maio - 17:23 por Joaquim Godoy
» Carrinho de controle remoto. Upgrade, tuning!!! :D
Dom 26 Abr - 10:45 por Fernandocdx
» Matematica/Geometria
Sex 14 Nov - 9:40 por Gtaminha10
» Dúvida Motor Elétrico
Dom 2 Mar - 19:38 por Gtaminha10
» [Dúvida] Maleta produz energia estática?
Sex 1 Nov - 21:49 por Master
» [Dúvida]Carregamento de bateria para dispositivo movel.
Dom 18 Ago - 15:12 por Malluko16
» Roupa lavada em luas diferentes
Sex 9 Ago - 11:51 por Juliano F.
» Acendedor de cigarros
Sex 9 Ago - 11:45 por Juliano F.