Processadores com mais frequencia são sempre mais rápidos?
Página 1 de 1
Processadores com mais frequencia são sempre mais rápidos?
Bom dia pessoal!
Alguém pode me exclarecer se: Processadores com mais frequencia são sempre mais rápidos?
É que estou na dúvida pra comprar o meu. Obrigado
Alguém pode me exclarecer se: Processadores com mais frequencia são sempre mais rápidos?
É que estou na dúvida pra comprar o meu. Obrigado
Tito- Convidado
Re: Processadores com mais frequencia são sempre mais rápidos?
Sim, se ambos tiverem a mesma arquitetura, e diferirem apenas na frequencia, o de maior frequencia terá sim maior velocidade (estou me referindo a processadores originais de fábrica, e sem alterções).
Mas se forem de arquiteturas (progetos) diferentes, um processador de menor frequencia pode ter um aproveitamento maior que um com mais frequencia.
Podemos exemplificar com alguns modelos: Quando o pentiun 4 estourava no mercado, com frequencias altas da faixa de 3-3,4GHz, a AMD concorria com o Athon 64 que tinha na verdade pouco mais de 2GHz. Os modelos da AMD eram conhecidos comercialmente por sua frquencia aparente: 3.000+, 3200+....
Esse "3.000+" seria um tipo de comparação, ou seja, ele teoricamente deveria ter a velocidade de um Pentiun 4 de 3.000 MHz (3GHz)
------------
Outro exemplo é que a intel depois de lançar o core2duo passou a usar frequencias mais baixas, sem perder muito desempenho, pois ele é cerca de 30% mais eficiente que o antecessor pentiun 4. Ou seja... um core2duo de 1.8GHz pode chegar a velocidade de um p.4 de 2,4GHz.
Isso acabou sendo vantajoso. Pelo fato de o processador poder ter frequencia menor, os computadores acabam saindo mais barato, economizam energia e esquentam menos.
Mas se forem de arquiteturas (progetos) diferentes, um processador de menor frequencia pode ter um aproveitamento maior que um com mais frequencia.
Podemos exemplificar com alguns modelos: Quando o pentiun 4 estourava no mercado, com frequencias altas da faixa de 3-3,4GHz, a AMD concorria com o Athon 64 que tinha na verdade pouco mais de 2GHz. Os modelos da AMD eram conhecidos comercialmente por sua frquencia aparente: 3.000+, 3200+....
Esse "3.000+" seria um tipo de comparação, ou seja, ele teoricamente deveria ter a velocidade de um Pentiun 4 de 3.000 MHz (3GHz)
------------
Outro exemplo é que a intel depois de lançar o core2duo passou a usar frequencias mais baixas, sem perder muito desempenho, pois ele é cerca de 30% mais eficiente que o antecessor pentiun 4. Ou seja... um core2duo de 1.8GHz pode chegar a velocidade de um p.4 de 2,4GHz.
Isso acabou sendo vantajoso. Pelo fato de o processador poder ter frequencia menor, os computadores acabam saindo mais barato, economizam energia e esquentam menos.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter 19 maio - 17:23 por Joaquim Godoy
» Carrinho de controle remoto. Upgrade, tuning!!! :D
Dom 26 Abr - 10:45 por Fernandocdx
» Matematica/Geometria
Sex 14 Nov - 9:40 por Gtaminha10
» Dúvida Motor Elétrico
Dom 2 Mar - 19:38 por Gtaminha10
» [Dúvida] Maleta produz energia estática?
Sex 1 Nov - 21:49 por Master
» [Dúvida]Carregamento de bateria para dispositivo movel.
Dom 18 Ago - 15:12 por Malluko16
» Roupa lavada em luas diferentes
Sex 9 Ago - 11:51 por Juliano F.
» Acendedor de cigarros
Sex 9 Ago - 11:45 por Juliano F.