ZAMA747 - Portal Z
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» fui passar no alagamento e logo depois de passar o motor do carro ficou trepidando
Inversor ligado em baterias. - Página 2 EmptyTer 19 maio - 17:23 por Joaquim Godoy

» Carrinho de controle remoto. Upgrade, tuning!!! :D
Inversor ligado em baterias. - Página 2 EmptyDom 26 Abr - 10:45 por Fernandocdx

» Matematica/Geometria
Inversor ligado em baterias. - Página 2 EmptySex 14 Nov - 9:40 por Gtaminha10

» Dúvida Motor Elétrico
Inversor ligado em baterias. - Página 2 EmptyDom 2 Mar - 19:38 por Gtaminha10

» [Dúvida] Maleta produz energia estática?
Inversor ligado em baterias. - Página 2 EmptySex 1 Nov - 21:49 por Master

» [Dúvida]Carregamento de bateria para dispositivo movel.
Inversor ligado em baterias. - Página 2 EmptyDom 18 Ago - 15:12 por Malluko16

» Roupa lavada em luas diferentes
Inversor ligado em baterias. - Página 2 EmptySex 9 Ago - 11:51 por Juliano F.

» Acendedor de cigarros
Inversor ligado em baterias. - Página 2 EmptySex 9 Ago - 11:45 por Juliano F.

Palavras-chaves

quanto  vale  spray  carro  passo  

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 



Inversor ligado em baterias.

+12
hatochs
marcio zaidan
cleowenderson
cdaonil
EdisonLS
Malluko16
cardososan1974
dagob
Zama747
X
Juliano F.
deoli
16 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Zama747 Qua 11 Fev - 0:44

Dai deoli, quanto tempo... Pelo que vejo seu projeto já está entrando em execução Wink Que bom! o calculo é o de menos!
Rsrs, não é nada...

Os dados são:
*2.000W (um potência boa ein!)
*12V
*E 110V ou 220V na saida.

Só lembrando que a potência em W é a multiplicação da tensão (v) e a corrente/amperagem (A), então 2.000W terá "A" ampéres.

Então a amperagem será diferente na saida e na entrada, pois a tensão é diferente(110/220 num e 12 no outro)

___ ___ ___ ___ ___

Em 12V(na entrada): 12.A = 2.000 A =2.000/12 A=166,66666 Ampéres

Na saida se em 220V: 220.A=2.000 A=2.000/220 A = 9,090909Ampéres
E se estiver em 110V vai ser o dobro da corrente na saída: 110.A=2.000 A=2.000/110 A = 18,181818 Ampéres

--- --- ---
Sobre o cabo:

Você perceberá que vai ser preciso um cabo bem grosso na entrada, pois a corrente é beeem maior, já na saida um cabo de luz residencial já dá pro gasto.
Converse com o rapaz, se ele por um cabo muito fino, pode derreter o cabo em alguns instantes, pois essa corrente da entrada não é brinquedo não! Razz Para esses 167A talvez seja preciso um cabo bem mais grosso que aqueles de fazer "chupeta".
O cabo também precisará ter uma resistencia bem baixa, no máximo 0,07Ohms senão o inversor vai funcionar bem, mas não conseguirá atingir os 2000W (se não usar um cabo grosso assim, pode usar vários mais finos).
----------

Sobre a ligação:

Ahh, só mais uma coisa! Se me lembro bem, vc ia ter umas baterias só pra isso, não é?
Se for tudo bem, agora se tentarem instalar isso no acendedor de cigarros (que é o comum p/ menor potência), acho que pode não ser uma boa idéia.

Se não me engano aquilo geralmente é feito pra suportar cerca de uns uns 10 ou 20 amperes, se vc tentar puxar os 170A dalí pode derreter tudo aquilo e a fiação dali! ou no mínimo, queimar o fusivel.

É isso, flw, fica com Deus!
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por deoli Qui 12 Fev - 16:17

e ai zama valeu pela dica. meu maior problema é a pessoa que vai fazer esse transformador ele só sabe a parte pratica. voçê sabe o nome desse tipo de profissão ? ou é tambem um enrolador de motores? um abraço e obrigado

deoli

Número de Mensagens : 19
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Zama747 Sex 13 Fev - 1:12

Um enrrolador de motores acredito que saiba enrrolar também um transformador, pois os princípios são basicamente os mesmos! Se não me engano, alguns torneiros mecânicos também fazem isso.

Já um progeto, quando não é muito comum, é feito por vários profissionais: o enrrolador enrrolaria apenas o transformador que o circuito precisar, o profissional em eletrônica faria, o circuito necessario, e ele e um mecânico veriam juntos as adaptações que precisam ser feitas pra instalar num carro, por exemplo.

Mas se vc for procurar alguém só pra instalar isso, acho que dentre eles o ideal seria um eletricista de automóveis, se ele for esperiente vai ter noção dos limites de cada peça, como por exemplo do alternador (que pode não ser suficiente para todos os 2000W!) ele saberá a peça certa que pode substituir!

Um mecânico entraria depois, se fosse necessario por exemplo aumentar a rotação em ponto morto, caso o carro pasase a morrer ao soltar o acelerador (por causa dos quase 3 Cv roubados do motor)

É uma sensação tão ruim quando se tem um progeto e não tem quem faça né!? Razz
Mas se o inversor já está ok, a montagem é a parte mais facil!
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por cardososan1974 Dom 22 Fev - 21:12

Olá!

Sou novo no Zama e gostaria de saber como faço um motor elétrico de 24v/350W e qual o custo de montagem do mesmo?

Grato,
Cardososan1974

cardososan1974

Número de Mensagens : 1
Pontos : 0
Reputação : 0
Data de inscrição : 22/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Zama747 Seg 23 Fev - 1:38

Cardososan1974, 350W é uma potência respeitavel!
Talvez você consiga algum motor similar já pronto. Os motores de arranque dos carros poderiam servir com louvor! No entanto eles são p/ 12-13V. Se você usasse 2 deles em série seria equivalente ao que você precisa, e com sobra de potência!

Creio que seja bem mais vantajoso do que fazer um sob encomenda. Caso tenha que ser um modelo especifico sob ancomenda, vai ser preciso encontrar um enrrolador na sua cidade que faça o serviço (lista telefônica ou anúncios), o valor varia bastante de acordo c/ os materiais, e com o enrrolador.

Qualquer coisa é só perguntar. Wink
Até!
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por deoli Seg 9 Mar - 0:57

fala zama meu amigo como vai?eu gostaria de saber se eu posso adaptar o alternador que vai carregar as baterias em um motor simples de tanquinho de lavar roupas ? pois o alternador carrega tambem em carga lenta não é isso ? eu quero instalar numa bancada o motor e o um alternador e uma correa para girar o alternador agora como instalo o alternador as baterias ?

deoli

Número de Mensagens : 19
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Zama747 Seg 9 Mar - 10:19

Blz!
Ixi, agora não entendi direito.
Não entendi onde vai entrar o tanquinho...
Vc quer usar o motor dele como alternador?
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por deoli Ter 10 Mar - 0:25

desculpe meu amigo é que não fui claro o suficiente. eu tenho um motor de um tanquinho de lavar roupas e eu quero usalo para girar o alternador e carregar as baterias sera que é possivel? o motor vai girar uma correa que por sua vez vai girar o alternador para produzir a energia para carregar as baterias agora como faço a instalação do alternador? e me responda uma coisa sem querer te incomodar eu tenho um alternador de 90 amperes eu consigo carregar 5 baterias de 100 amperes cada ligadas em paralelo ? sera que elas vão carregar normalmente eu sei que vai demorar um pouco mas elas carregarão totalmente? afro afro

deoli

Número de Mensagens : 19
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Zama747 Ter 10 Mar - 2:39

Ahhhh! Nossa, ainda bem que vc explicou, nunca teria pensado nisso!

Então, quanto às baterias, se forem todas iguais (mesma voltagem) e em paralelo sim vão ser todas carregadas ao máximo! (se não tiver nada ligado a elas enquanto carregam)

Com 90 amperes até que não vai demorar muito não... vai dar quase 20 A para cada: basicamente um carro carregando em marcha lenta, ou mesmo levemente acelerado.
__ __ __ __
Só quanto ao motor, te recomendo a não fazer isso! Se teu alternador é de 90 A e operar a uns 13V a potência que vai sair será de 90X13=1.170W
Se vc ligar um motor, pra girar o alternador você vai precisar de um motor com pelo menos 1.170W, na verdade vai precisar de ainda mais que isso, pois parte da energia vai se perder pra girar o motor, e outra parte para gerar energia no aleternador! acredito que esse motor de tanque não seja tão potente.
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __
Eu achei que ia ser ligado no motor a combustão!... se for pra ligar na tomada basta usar uma simples fonte!
Mas claro, fonte de 90A não são as coisas mais fácies de se achar...

Você pode mandar fazerem um regulador desse numa casa de eletrônica, mas acredito que fique um pouco caro, e grande demais.
------ -------- --------- --------

MAS... Se o regulador de corrente - circuito do alternador - aguentasse 110V vc poderia tira-lo e liga-lo direto na tomada, aí carregaria sem precisar girar o alternador. mas tô por fora da voltagem que ele trabalha.

Só pra esclarecer um pouco...
O alternador gera corrente e voltagem variaveis, o circuito regulador que ordena e mantém a tensão sempre em 13-14V.


Acredito que deva suportar! Pois quanto mais rápido um motor gira, mais voltagem ele produz... Então se em ponto morto (cerca de 800RPM) o carro conssegue carregar a bateria a pelo menos 12V, a 7.000RPM deveria estar reduzindo a tensão de uns 105V p/ 13-14V.

Mas pelo sim pelo não, não vamos arriscar, veja 1º se consegue alguma informação segura sobre a tensão de operação dele.
Acho que essas coisas também não vêm com manual/bula né?
Veja se não tem nada escrito nele ou se o vendedor não sabe informar...

Até!
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por deoli Ter 10 Mar - 10:41

fica dificil pois o alternador é de sengundona mas eu vou ver esse regulador valeu zama e ate mais Laughing

deoli

Número de Mensagens : 19
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Zama747 Ter 10 Mar - 16:42

Ou então, tente girar o alternador c/ o regulador desligado, a uma rotação que simule a do motor do carro, e veja com um voltimetro qual a voltagem que sai. Se passar de 110, ou 220V, tá valendo!!!
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por deoli Qua 18 Mar - 17:36

Shocked Shocked oi zama ve se se voçê consegue me esplicar porque esse inversor de 3000w tem um transformador menor


Última edição por deoli em Qua 18 Mar - 17:48, editado 1 vez(es)

deoli

Número de Mensagens : 19
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por deoli Qua 18 Mar - 17:42

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,startdown/id,598/ lol! lol!


Última edição por deoli em Qua 18 Mar - 17:49, editado 1 vez(es)

deoli

Número de Mensagens : 19
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por deoli Qua 18 Mar - 17:47

meu amigo por favor traduz para min se for possivel pois o cara que ta trabalhando comigo no meu projeto é gente muito boa mas todo dia ele arruma um obstaculo diferente e eu to ja meio cansado de escalar montanhas rsrsrsr e você é o cara que é meio louco como eu rsrsrs um abraço e obrigado desculpa ae por encher o saco valeu

deoli

Número de Mensagens : 19
Pontos : 3
Reputação : 0
Data de inscrição : 13/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Zama747 Qui 19 Mar - 0:45

Oi deoli!
Como assim, um transformador menor?
Nossa que circuito grande! tem uns 200 componentes nele. Quase fiquei vesgo de olhar pra ele!
Então! o maior obstaculo que eu tô vendo é montar esse circuito enorme! não imaginava que fosse tão grande, iria tomar um bom tempo!

Aí deoli, colei as mensagens relacionados ao assunto, todas nesse tópico. Pra ficar mais fácil de localizar as informações já comentadas . Wink

___ ___ ___ ___
Se for só carregar as baterias na tomada, basta conseguir um transformador, parecido com o do circuito, só que nesse caso, de 220V para 13V. Aí, vc só vai precisar retificar a corrente (com apenas alguns diodos, facilmente encontrados).

Ou usar aquele circuito do alternador, que te falei (regulador).

Reduzir a tensão da tomada, pra carregar a bateria, é tranquilo!
O que é mais chato, é tirar 110V AC (corrente da tomada) da bateria é aí que precisa do circuito.

Flw!
qualquer coisa, estou na área.
E para com esse negócio de encher o saco! pale não tem nada disso não, capaz! Smile
Ahh, e como assim? traduzir o que? Até logo!
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Malluko16 Sex 7 Ago - 21:48

seria mais facil se ele tive-se uma bateria e um transformador pra aumentar a voltage...mas seria facil tambem e ele criar um proprio gerador..bom e bem simples se kizer saber e so dizer no topico
Malluko16
Malluko16

Número de Mensagens : 51
Idade : 31
Pontos : 84
Reputação : 3
Data de inscrição : 04/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por EdisonLS Seg 19 Out - 14:40

Caro Zama
Queria ver se vc pode me ajudar
Por acaso vc nao saberia como montar um circuito para um inversor
explico: de 12 v(bateria de carro) para 19v dc 3,42 A fonte de notebook, isso tudo é para eu poder liguar o noot no acendedor de isquiero do carro.
te agradeço a atenção e espero q possa me ajudar
muito obrigado, EdisonLS

EdisonLS

Número de Mensagens : 1
Pontos : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Zama747 Seg 19 Out - 18:09

Sim! O circuito do inversor será o mesmo, só mudadrá o transformador, que ao invés de ser 12/120v será de 12/19v. Se quiser mesmo uma corrente de 19V DC, bastará usar um retificador, como este:
Inversor ligado em baterias. - Página 2 Sn850413gp9
Ou Ligar alguns diodos (desses que tem em qualquer eletrônico quebrado)Smile na saída do transformador.

Aqui tem uma imagem de um inversorzinho pequeno:
Inversor ligado em baterias. - Página 2 15_26_01
Montagem e materiais na página: http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_26.asp

E aqui, tava passando pelo mercado livre e achei um 110V já pronto... Achei até que barato, se tiver essa potência toda mesmo!
Inversor ligado em baterias. - Página 2 Img46aac24be530b
Se quiser dar um olhada, la vai o link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-109785950-conversor-inversor-12v-para-110v-c-usb-ligue-ps2-no-carro-_JM
Pelo que ví, tem outros vendedores que também tem de maior potência...
Até. cheers
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por dagob Sex 26 Fev - 18:25

Fala ae Zama, td blza? Iso aki tá uma escola hein!!!, Olha só to pensando num projeto bem bacana e complicado ao mesmo tempo, algumas baterias em serie para alimentar lampadas (de 12v ou com 110V com inversor) quero usar algumas placas de coletor solar e ao mesmo tempo um alternador ligado em uma helice (energia aeolica) falando assim parece um big projeto, nao é não, é algo que vou fazer na minha casa na Bahia, no fundo do quintal. Não é alg pra agora, assim que tiver tudo planejado eu volto aki pra vc me dar algumas aulas (dicas) rsrsrs. Um abraço mano! cheers
dagob
dagob

Número de Mensagens : 32
Pontos : 15
Reputação : 1
Data de inscrição : 26/10/2008

http://www.cca-online.nl

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por cdaonil Sex 24 Set - 16:10

Boa acho que encontrei o site correto. Agora minha Duvida:
Tenho um motor eletrico de popa de 54labs 12v que funciona em bateria de carro. Só que morre em 20 minutos. Comprei um gerador a gasolina com saida de 12v 5amp . Já virao o que fiz né.. neu deu pro cheiro em 2 minutos queimou os diodos do gerador. A bateria do carro tem 60 amp já do gerador é de 5amp. O gerador tb tem saida de 110v 800w.
Agora como posso fazer pra eliminar a bateria de carro e usar o Gerador para tocar o motozinho eletrico no barquinho?

cdaonil

Número de Mensagens : 4
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Juliano F. Sex 24 Set - 19:36

Não dá pra vc ligar direto o gerador como se fosse um motor?
Você desperdiçaria menos energia e os diodos não teriam mais com queimar.
Juliano F.
Juliano F.

Número de Mensagens : 111
Pontos : 94
Reputação : 7
Data de inscrição : 09/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Zama747 Sex 24 Set - 23:32

cdaonil escreveu:Boa acho que encontrei o site correto. Agora minha Duvida:
Tenho um motor eletrico de popa de 54labs 12v que funciona em bateria de carro. Só que morre em 20 minutos. Comprei um gerador a gasolina com saida de 12v 5amp . Já virao o que fiz né.. neu deu pro cheiro em 2 minutos queimou os diodos do gerador. A bateria do carro tem 60 amp já do gerador é de 5amp. O gerador tb tem saida de 110v 800w.
Agora como posso fazer pra eliminar a bateria de carro e usar o Gerador para tocar o motozinho eletrico no barquinho?
Você estava usando a saída 12V/5A.
12V/5A corresponde a 60 Watts.
Provavelmente seu motor tenha mais potência que estes 60W, isto sobrecarregou essa saída e por isto deve ter queimado os diodos...

Já pela saída 110V, vc tem até 800W de energia pra usar, 13X mais!

-Se o motor for de até 60W, vc pode simplesmente soldar novos diodos de alta amperagem na saída 12V.
-Se o motor tivar mais que 60W(até 800W), vc terá que usar a saída de 110V, com um transformador pra reduzir a voltagem para 12V e então colocar os diodos.

Qual a potência desse motor?
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por cdaonil Sáb 25 Set - 7:27

Os dados que disponho do motor eletrico de Popa é:
potencia 54 labs
12v
Recomendado bateria de 100 ah
Gerador:
12v 5A
110v 800w
abs.

cdaonil

Número de Mensagens : 4
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Zama747 Sáb 25 Set - 16:09

Por acaso seu motor é este Phanton?
Inversor ligado em baterias. - Página 2 Phanto54Mar1
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por cdaonil Sáb 25 Set - 16:20

Sim é este mesmo. Smile Smile cheers

cdaonil

Número de Mensagens : 4
Pontos : 4
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Inversor ligado em baterias. - Página 2 Empty Re: Inversor ligado em baterias.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos