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Mensagem por caco10001 Sex 13 Fev - 11:00

Olá galera, não entendo muito de carro e tentei abrir este topico para pegar informações.
Como que agente proprietarios de carros 1.0 melhora o desempenho destas carroças?
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carros 1.0 Empty Re: carros 1.0

Mensagem por Zama747 Sáb 14 Fev - 0:11

Dentre as possibilidades, há 2 formas que são das mais simples e comuns:

1º colocar um compressor (minha favorita rsrs): turbocompressor, supercharger, compressor elétrico... Isso tudo fica ainda melhor com o uso em conjunto de um intercooler (pra "densificar" ainda mais o ar).

2º colocar um comando mais esportivo, com isso as valvulas vão se abrir em momentos mais apropriados, permitindo que mais ar e combustivel entre no motor, e vai deixar o carro mais potente nas rotações que vc desejar, se escolher as rotações mais altas, o carro também vai ganhar mais potência máxima.

Há outras formas de aumentar a potência, quase todas elas são voltadas para uma sobrealimentação do motor (jogar mais ar e combustivel dentro do motor). Sabendo disso vc percebe que há outras opções que podem fazer alguma diferença, ainda que pequena, umas vc pode fazer até em casa:
Limpar ou trocar os filtros de ar e combustivel sempre que estiverem sujos, desobstruir, ou encurtar a entrada e saida de ar do motor, modificar as configurações da injeção eletrônica/carburador.

Tudo é valido. Mas só lembrando:
A maioria dos carros 1.0 de hoje, tem uma potência de pelo menos 65cv, isso é pouco, mas nem tanto. O problema é que essa potência não esta sempre disponivel no acelerador, quando você está saindo de um semaforo, por exemplo, e está com a rotação do motor bem baixa, o carro chega a usar menos de 15 Cv, a medida que a rotação vai subindo a potência também vai subindo, até atingir a potência máxima (após esse ponto a potencia passa a cair denovo, isso costuma ficar perto dos 5.000R.P.M.)
Então, podemos dizer que o modo de dirigir também interfere, se mantiver o giro próximo de 3.000-3.500 R.P.M. o carro não vai se esforçar tanto, nem ficar tão fraco...

Flw;)


Última edição por Zama747 em Dom 15 Fev - 2:28, editado 1 vez(es)
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carros 1.0 Empty Re: carros 1.0

Mensagem por Marco Sáb 14 Fev - 9:23

Ouvi dizer que o turbo elétrico é uma furada. Parece que ele não tem pressão suficiente para aguentar o tranco! Será verdade?

Marco
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carros 1.0 Empty Re: carros 1.0

Mensagem por Zama747 Dom 15 Fev - 2:43

Então, o "turbo elétrico" é uma daquelas coisas inúteis que a gente compra, sem precisar, mas que compra pq achou interessante... Razz

Se comparado ao turbo convencional, ele chega a ser despresivel, no que se refere a ganho de potência.

Porém, ele tem seu uso!
A pressão gerada por ele é sim, um pouco baixa, mas ainda assim seria uma mão na roda para o motor. O problema é que a vazão deles geralmente é muito pequena, e em altas rotações é preciso de grandes quantidades de ar, coisa que um desses não pode oferecer, então, nessas rotações ele passa a ser inútil, ou até mesmo pode atrapalhar o motor.
Em baixas rotações o motor precisa de bem menos ar, nesse ponto o elétrico pode conseguir suprir, e aumentar torque.

A vantagem disso é que você não precisará dirigir de um modo muito esportivo para usar um pouco mais de potência do motor.
Outra coisa legal é que por ser elétrico, vc pode com um simples interruptor (s/ nenhuma modificação no sistema), liga-lo e desligado quando bem entender.
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carros 1.0 Empty Re: carros 1.0

Mensagem por caco10001 Seg 16 Fev - 16:39

E o filtro esportivo ou o ship esportivo, melhoram?
Agente encontra isso fácil ou não?
Ouvi dizer que com o turbo existe o risco de reduzir a vida do motor.
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carros 1.0 Empty Re: carros 1.0

Mensagem por caco10001 Seg 16 Fev - 17:03

Parece que o turbo eletrico sobrecarrega a parte eletrica do carro.
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carros 1.0 Empty Re: carros 1.0

Mensagem por Zama747 Ter 17 Fev - 10:47

Verdade!
Se vc colocar um turbo, a durabilidade certamente vai cair, ainda que seja pouco! O mesmo aconteceria c/ o filtro de ar esportivo e com o chip...
Pois seria como se você "aumentasse o acelerador", ou seja, seria como se você pudesse andar com o pé mais no fundo, e isso também reduziria a vida do motor, e o consumo também aumentaria.

O filtro e o chip ajudariam um pouco, cerca de 3% cada um. O filtor de ar esportivo teria uma função +ou- parecida com a do turbo, que é permitir mais ar para o motor, só que no caso do filtro o processo é totalmente passivo, por isso gera tão pouco ganho, e no turbo, o ar é forçado pra dentro. Nessas 2 modificações os ganhos serão mais perceptiveis a altas rotações.

E no caso do turbo elétrico, dependerá muito do sistema elétrico do carro...
Geralmente eles não têm muita potência, então também não gastam muito.
Seria como se andasse com um som potente ligado.
Alguns carros com os faróis de milha e farol alto acesos chegam a consumir mais de 400W, só de lampadas! com um aparelho de som soma-se mais 200W (um som popular/basico), se frear, ligar a seta e der uma buzinada já são mais de 100W e só nisso já se vai 1 Cv de potência... acredito que esses turbos não passem da metade dessa potência. Em todo caso, é bom verificar com um mecânico a capacidade que suporta seu sistema elétrico, talvez até no manual do carro informe isso. Se não suportar, eles preparam o carro de boa!

Até! Wink
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Mensagem por caco10001 Ter 17 Fev - 11:42

Valeu ZAMA, informação de graça é aqui mesmo.
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Mensagem por caco10001 Ter 17 Fev - 11:54

Se meu carro tem 65 cv, então com um chip + um filtro esportivos ele vai para uns 69 + ou - . é isso?
Que coisa ridícula!
Vai ter a potencia de um celta ou menos. Laughing
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Mensagem por Zama747 Ter 17 Fev - 15:07

Rsrs... é isso mesmo.
Tem alguns malucos que chegam a andar sem filtros em algumas competições.
Isso é melhor que qualquer filtro esportivo. Só que se passarem alguns grãos de areia, ou coisa parecida pra dentro do motor, o carro pode parar em menos de 50 kilometros, superaquecer, riscar ele todo, e precisar de retífica!
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Mensagem por caco10001 Sex 20 Mar - 11:23

É verdade que o aro 15 para o carro 1.0 pesa?
Então o ideal além do 13, é claro, seria, no máximo, o 14.
concordam? Surprised
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Mensagem por Zama747 Sáb 21 Mar - 2:22

Verdade sim!
Se vc colocar um aro 15, no lugar do 13 original, é como se você trocasse o câmbio, por um mais longo!
E quem tem carro de baixa cilindrada, sabe que uma marcha pesada na subida não é nada bom! No caso das rodas, é a mesma coisa, que se vc estivesse usando uma marcha um pouquinho mais pesada.

!!!Mas calma! não é motivo para pânico!!! vc pode dentro do possivel mudar as rodas do seu carro. Basta readaptar seu modo de dirigir.
Pra arrancar vc vai perceber que ele está um pouquinho mais pesado. Mas você pode corrigir isso, simplesmente retardando um pouco as trocas de marchas: se vc trocava a 18Km/H, agora pode trocar perto dos 22Km/H. No final das contas vai dar quase no mesmo, pois assim a rotação vai se manter quase no mesmo ponto.

Só observe bem, se a roda caberá perfeitamente no lugar, lembre-se que ela não poderá raspar no carro, nem se a suspensão estiver encostando nos batentes!

Ahh, não falei das vantagens!
*Com uma roda maior, ele pode ficar com um rodado mais suave;
*Vai ter um ligeiro aumento na altura, facilitando pra passar nos quebra-molas/buracos, ainda que perca um pouco da estabilidade;
*E pode ficar ainda mais econômico!!!
Para andar em altas velocidades, você vai poder usar uma rotação mais baixa, o que deve reduzir ligeiramente seu consumo!

Ahh, a propósito, ao trocar as rodas, é preciso inclusive reconfigurar o velocimetro! pra que ele não marque a menos, e vc tenha uma surpresa com multas. Razz
E outro detalhe relacionado a multas, é que dependendo do caso, pode ter que mudar a documentação do carro, pela simples troca da roda.
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Mensagem por caco10001 Seg 23 Mar - 12:09

valeu mestre! Smile
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Mensagem por caco10001 Seg 23 Mar - 12:11

Um dia destes estiquei a 2ª marcha até 80 km. Me parece que ele cortou o combustível. Acho que é um dispositivo de segurança, não é?
Depois fiquei até com pena do motor.
Nunca mais faço isso. Embarassed
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Mensagem por Zama747 Seg 23 Mar - 16:57

Razz Que massa!
É isso mesmo. A rotação vai subindo, o motor vai trabalhando mais, e vc vai ficando mais empolgado, até que de repente, isso mesmo que vc falou: a injeção corta o combustivel para a rotação não chegar na faixa vermelha. Senão ia ser bom demais, esticar as marchas até 10.000 giros, quase como num f1!Razz Só que não ia adiantar muito, pq na maioria dos carros passa um pouco dos 5.000 giros e começa a diminuir a potência e a eficiencia, aí vale mais a pena pasar a marcha mesmo, ao invés de continuar insistindo.
No caso do civic por causa do vtec/i-vtec, em alguns modelos com o corte de combustivel alongado, o torque consegue se manter até uns 8.000 RPM. Muito massa! vc acelera e o carro se vira como pode! Encosta nos 200CV.
Esse motor ainda poderia ir ainda mais além! só que precisaria de cuidado pra não derreter Laughing 8.000 RPM já é preparação pra competição! ai que medo! affraid
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Mensagem por caco10001 Ter 14 Abr - 18:47

Meu carro dá uns micro pulos ao arrancar(na 1ª). será o "calço" do motor?
Carro beeem rodado, sabe como é que é. Rolling Eyes
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Mensagem por Zama747 Qua 15 Abr - 1:28

Micro pulos... Neutral Tipo, como se a engrenagem estivesse frouxa, ou como se o motor estivesse morrendo?
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Mensagem por caco10001 Qua 15 Abr - 12:00

Algo frouxo. Laughing
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Mensagem por Zama747 Qua 15 Abr - 19:26

Pode vir a ser sim, mas no caso do "calço" do motor, vc percebe um significativo aumento no barulho do motor. (barulho de vibração/bateção)
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Mensagem por Master Dom 26 Abr - 14:20

Isso mesmo! Calço gasto pode dar alguns trancos, além de dificuldade pra mudar a marcha.
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