ZAMA747 - Portal Z
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» fui passar no alagamento e logo depois de passar o motor do carro ficou trepidando
luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta EmptyTer 19 maio - 17:23 por Joaquim Godoy

» Carrinho de controle remoto. Upgrade, tuning!!! :D
luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta EmptyDom 26 Abr - 10:45 por Fernandocdx

» Matematica/Geometria
luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta EmptySex 14 Nov - 9:40 por Gtaminha10

» Dúvida Motor Elétrico
luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta EmptyDom 2 Mar - 19:38 por Gtaminha10

» [Dúvida] Maleta produz energia estática?
luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta EmptySex 1 Nov - 21:49 por Master

» [Dúvida]Carregamento de bateria para dispositivo movel.
luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta EmptyDom 18 Ago - 15:12 por Malluko16

» Roupa lavada em luas diferentes
luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta EmptySex 9 Ago - 11:51 por Juliano F.

» Acendedor de cigarros
luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta EmptySex 9 Ago - 11:45 por Juliano F.

Palavras-chaves

spray  vale  passo  carro  quanto  

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 



luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

3 participantes

Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por maicon pinheiro Sáb 12 Jun - 19:33

zama, tenho uma dúvida: a luz da bateria do meu carro(a parati quadrada)fica acesa quando bato arranque com o motor quente, só apaga acelerando! e quando ligo os faróis a luz diminui de intensidade e quando ligo os neblinas a luz nem pisca mais(estranho??). bom quando desligo primeiro os neblinas a luz volta a piscar fraquinho e quando desligo os faróis normais a luz pisca mais forte. estou em dúvida sendo que no mutímetro o alternador bate em 14V e a bateria em 13.7V.o que pode ser?algum aterramento, placa retificadora, rotor, estator, regulador de tensão?(troquei recentemente por um da gauss)
maicon pinheiro
maicon pinheiro

Número de Mensagens : 65
Pontos : 81
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por Zama747 Sáb 12 Jun - 22:23

Maicon, quanto tempo!

Então, fiquei pensando... Não sei se quando acende o neblina a luz apaga de tão fraca que fica. Ou se quando liga o neblina a luz apaga, pois voltou ao normal.

Obs, pode parecer estranho, voltar ao normal, com o neblina aceso, já que ele puxa ainda mais energia...lol!

Mas é possivel, se houver uma defasagem entre o regulador e o sensor.

Neste caso, ao acender tudo de uma vez, ao invés de a "energia" ficar mais fraca, que seria o lógico, a energia fica ainda mais alta, pois "ativa" o regulador. Algumas vezes é possivel reparar que o carro ronca um pouco mais alto...

Bom te ver, depois passo aqui de volta.
Mas enquanto isso, responda algumas perguntas: ( Smile pra não perder o habto)

- É só em marcha lenta, ou com o pé no acelerador de leve também acontece?

- A luz fica mais fraca com o acendimento dos faróis...
Muito mais fraca? tipo: a metade?
O som, a luz interna e os outros "eletrônicos" também ficam mais fracos quando a luz pisca?

-Vc chegou a verificar a quantos volts a luz acende, e em quantos V, volta a apagar?

- Com o motor frio, nunca faz isso?

- O regulador vc trocou por este motivo?

- O carro tem "te deixado sem carga pra dar a partida"?


Ai! Queria fazer mais perguntas ainda, mas vai ficar muita coisa... Difícil de responder de uma vez. Se preciso, depois continuo.
Mantenha-me informado Smile
Até mano!
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por maicon pinheiro Dom 13 Jun - 0:55

só acontece na marcha lenta(bom para tentar esclarecer, minha parati é carburada, não possui nenhum atuador de marcha lenta).quando acendo os faróis a luz fica mais fraca(como vc citou, a metade)depois com o acionamento dos neblinas nem pisca mais a luz.nem cheguei conferir a voltagem em q a luz acende.com o motor frio a luz fica piscando(deve ser normal em carros carburados ate que a marcha lenta se estabilize, tire essa dúvida p mim!!!), o regulador eu troquei por o motivo da luz piscando e passei mais um cabo do alternador para a bateria(para ajudar na recarga da bateria) e o carro nunca m deixou na mão na partida apesar que em dias mais frios o motor demora mais para virar.estou desconfiando da placa retificadora, se for quanto custaria uma e se precisa retirar o alternador para trocar(meu alternador é um de santana 90Ah), e na instalação dos neblinas foi colocado um fusível de 30Ah será que é muito ou é por causa que os neblinas puxam mais carga?e ao desligar todos os faróis percebo que a luz acende e a marcha lenta fica um pouco mais alta quando aciona a ventoinha nesse caso a luz da bateria pisca um pouco menos voltando a piscar mais forte quando a mesma desarma.na questão do som e das luzes internas nada se altera
maicon pinheiro
maicon pinheiro

Número de Mensagens : 65
Pontos : 81
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por Juliano F. Dom 13 Jun - 11:40

O estranho é que o carro parece normal, se não fosse essa luz.
O alternador deve só estar começando a se desgastar.
Seria bom vc fazer uma revisão geral no alternador: trocar escovas, correias, rolamentos, limpar, etc. Vc chegou a testar outra bateria, por curiosidade?
Juliano F.
Juliano F.

Número de Mensagens : 111
Pontos : 94
Reputação : 7
Data de inscrição : 09/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por Zama747 Dom 13 Jun - 14:58

Então maicon... Ainda tô encafifado, com aquela 1ª possibilidade...

Ao desligar o possante, a tensão da bateria vai caindo aos poucos: Cai rápidinho de 14 pra 13V, e depois mais devagar (em dias) até quase 12V.
Quando vc usa acessórios elétricos, ventoinha, faróis e etc, a tensão também dá uma baixada.

Tavez esteja aí a relação do motor frio com o caso. Um motor frio, indiretamente quer dizer que o carro ficou um tempo sem funcionar, sem carregar a bateria. Logo, a bateria deve estar um pouco abaixo desses 13,7V, que os caras mediram.
Se for o caso, a mesma coisa deve acontecer com o motor frio, se vc carregar, encher a bateria antes(também seria interessante verificar se isso acontece).

Se vc tiver como fazer uma chupeta, ou se tiver uma outra bateria ou carregador (pra não ficar na mão, com um carro sem carga):
Seria útil descarregar a bateria, até o minimo possivel para dar a partida, lá perto dos 12,5V. Depois dar a partida, com o motor quente e ver se a luz ainda insiste em acender.

E uma dúvida que ficou no ar: Os 14 V do alternador, foram medidos no alternador mesmo? Ou seja:
Com ele separado (desconectado) de todo o resto do circuito?
------
Pelo que tou vendo, parece que o alternador está enviando energia pro sistema normalmente.
Só não está conseguindo se "auto alimentar" (s/ ajuda da bateria)... Dá pra ver que os acessórios (som, luzes, etc) não percebem oscilações grandes... Com essa pequena diferença de tensões, isso é msm possivel...
Acredito que seu carro Não esteja com os faróis daquele jeito, que ficam significativamente mais fortes ao acelerar, né???

-Quanto a luz: de fato, ela fica acesa até o motor pegar um determinado giro. Isso é rápidinho.
*Ahh, só me explica denovo sobre a luz: ela pisca mesmo com o motor frio, mas neste caso depois de alguns (10-20) segundos apaga. (isso?) E volta a acender depois de uns 3 minutos (em M.L.), com o motor aquecido, certo?
E com o motor quente, sempre pisca em M.L., exceto se ligar os neblinas (ou outro eletrônico), é isso?

-E a placa retificadora, está mais relacionada com a "organização" da corrente. Ela é sim: crucial para o funcionamento, sem ela, a bateria seria constantemente carregada e descarregada, conforme o motor gira. Mas, no seu caso, a bateria está sendo carregada, então isso fica um pouco mais de lado. Wink
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por maicon pinheiro Dom 13 Jun - 19:56

a medição dp alternador foi feita em cima do carro, sem o alternador estar fora do carro. bom, qdo o carro está frio a luz de bateria pisca por o motor ainda estar frio mesmo depois de ter esquentado um pouco o motor com o afogador ainda pisca mas bem mais fraca quase imperceptível, depois de um tempo não cheguei a observar no painel mas logo depois que eu ligo os faróis principais uso por um tempo e desligo-os a luz volta a piscar(???)só que noto essa maior variação da luz somente nos neblinas(quando ligo-os na marcha lenta com o motor quente a luz praticamente não acende, desligando os mesmos a luz pisca meio forte(estou meio suspeito da ligação dos neblinas)), quer dizer acontece tanto com os faróis normais tanto com os neblinas, só q não entendi o p q de o fusível dos neblinas estar nos fios não na caixa de fusíveis???bom, mas olhando em fóruns diz que quando a luz fica acesa podem ser os diodos retificadores que estão indo pro pau, ou pode ser qualquer outro componente do alternador que está defeituoso ou pode ser um problema de aterramento?só que com os neblinas ligados, desembaçador traseiro e ventilador de ar quente mais faróis e ventoinha dá uma enorme queda de marcha lenta e desligando todos eles a luz pisca e a marcha lenta parece ficar mais alta. juliano, não cheguei testar outra bateria(o meu alternador é bosch de 90Ah e a bateria é heliar racing de 75 Ah)
maicon pinheiro
maicon pinheiro

Número de Mensagens : 65
Pontos : 81
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por maicon pinheiro Ter 15 Jun - 0:03

bom por curiosidade quanto custa mais ou menos para trocar as principais peças do alternador de 90Ah do santana(o ´´bolachão´´)?se precisar arrumar vale a pena consertar ou comprar um novo?
maicon pinheiro
maicon pinheiro

Número de Mensagens : 65
Pontos : 81
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por Juliano F. Ter 15 Jun - 11:38

Opa, esse alternador calculo uns 500, novo, com tudo em ordem. Pra recondicionar na base de uns 220, isso se não for trocar muita peça.
Mas ainda acho que pode ser bateria, já que o alternador é progetado pra durar tanto quanto o próprio motor, e bateria tem prazo de validade bem curto, se for comparar.
Juliano F.
Juliano F.

Número de Mensagens : 111
Pontos : 94
Reputação : 7
Data de inscrição : 09/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por maicon pinheiro Ter 15 Jun - 23:10

juliano, minha bateria não faz 5 meses que eu tenho ela é nova da heliar edição especial 75Ah.acho que pode ser mau contato ou um dos diodos da placa retificadora.vou ter q levar num autoeletrico.
maicon pinheiro
maicon pinheiro

Número de Mensagens : 65
Pontos : 81
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por Zama747 Ter 15 Jun - 23:26

Exatamente... Isso é um problema: pode ser qualquer coisa no alternador...
Como vc disse, o aterramento pode ser também, só que... Seria estranho, pois o sistema continuaria mal-aterrado ao acender os faróis, não teria porque enfraquecer a luz (a não ser por falta de energia).

Os fusiveis colocados no fio, realmente é estranho, mas não vai atrapalhar no funcionamento.
Vc está com o carro desde que ele era zero? se não, talvez o antigo dono tenha mandado instalar esse milha separadamente, e não quiseram ter o trabalho extra de passar o fio pela caixa de fusiveis (ou não acharam espaço).

-Nos carros injetados, a rotação continua quase constante ao ligar os eletrônicos, e o motor ronca mais alto pq está jogando mais combustivel pra dentro.
Já nos carburados não há correção de rotação, aí ao ligar som, faróis, etc a rotação cai mesmo.
Isso acontece porque se você usar os eletrônicos o alternador vai ficar mais pesado de ser girado, pois vai ter que gerar mais energia pra suprir os aparelhos
Seu alternador, de 90A, funcionando no máximo puxaria cerca de 1100W, mais de 1Cv do motor!

-Ahh, o alternador era pra medir funcionando dentro do carro mesmo, só que separado do resto do circuito, pois se medir direto na saida do alternador a voltagem lida deve ser um pouco maior. Se medida junto com o resto do circuito deve aparecer menor...

---
Então Maicon...
Teu possante não parece tão anormal...
O alternador tem mesmo que ter uma voltagem acima da bateria, pra conseguir carrega-la, se auto carregar e ainda vencer as perdas.
13,7V pra bateria é bom, a única coisa é que 14 pro alternador eu acho meio pouco... Por isso perguntei se foi medido separado do circuito do carro.
No meu possante, por exemplo, a bateria fica bem nessa faixa 13-14V, o alternador sozinho: lá pelos 15-15,5V.

Isso pode parecer assustador: carregar uma bateria até 15,5V estaria quase no limite! mas a bateria nunca chega até essa tensão pq ao atravessar o circuito, diodos, cabos etc e tal, a tensão já caiu pra +- 14V
Se a tensão deles estiver muito próxima, o alternador pode não conseguir suprir sua própria energia e ter que usar a energia que ele enviou pra bateria pra poder continuar carregando. Fazendo no seu carro, pelo que andei procurando, acender a luz de aviso.

É que... um dínamo, vc só roda ele, e ele te dá energia direto...
Um alternador não. Se vc simplesmente pegar ele na mão e rodar, vai te dar basicamente zero de energia.
Pro alternador dar energia ele precisa receber um pouco, magnetizar, aí sim ele libera a energia.

Pode acontecer também de seu alternador estar funcionando direito, mas com a corrente instavel... Neste casso daria um pico de energia bom, e depois puxaria denovo a mesma energia da bateria (até certo ponto a bteria serve também pra isso, mas sem excesso...).
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por maicon pinheiro Qua 16 Jun - 0:22

m explica melhor esse negócio de corrente instável sendo que o alternador pode estar funcionando quase q normalmente. esse carro eu mandei colocar os neblinas, e então o que provavelmente estaria defeituoso no circuito elétrico?cabos?alternador(qual peça seria defeituosa no meu caso?)bateria acho difícil pois é nova da heliar
maicon pinheiro
maicon pinheiro

Número de Mensagens : 65
Pontos : 81
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por Zama747 Qua 16 Jun - 18:00

rsrs, Ahh Maicon, vc mesmo que mandou instalar os faróis!... Não deu pra culpar o antigo dono Smile

-Então Maicon, a corrente instavel que me referi, é aquele negócio de a tensão estar ora alta e ora baixa...

O alternador teoricamente deveria gerar uma perfeita corrente alternada, ou seja, com a polaridade invertendo constantemente, MAS sempre com uma voltagem constante, uns 15V.
Daí a corrente seria transformada em constante na placa retificadora, aquela que vc tinha comentado e então estaria pronta pra ir pra bateria.

Mas na prática, a tensão do alternador fica variando um monte a cada rodada que o motor dá!
Um desviozinho é normal, porque a medida que o alternador roda, ora a bobina está mais próxima, hora mais afastada do campo.
Isso se agrava com sugeira, amassados, desgaste ou outros danos no alternador.
Pra reduzir esse efeito, é ainda commum a presença de componentes no meio do chip (capacitores, indutores e similares), que estabilizarão esse sobe e desce de corrente (guardando energia no pico e liberando na falta).

A bateria, também faz essa função.
Aliás, uma das funções dela é também ajudar a estabilizar a tensão do carro. Mas não é o certo, o ideal é que a tensão chegue a ela o mais estavel possivel, caso contrario esse entra e sai de corrente na bateria (bateria-alternador) faria a durabilidade dela cair e se a oscilação for alta acenderia a luz de aviso.
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por maicon pinheiro Sex 18 Jun - 0:02

levei o carro em um eletricista ele fez as devidas medições e está normal. porém o que acontece:a luz do painel pode estar com um mau contato dentro do painel p q se fossem diodos a luz acenderia meio direto. foi dado mais uma esticada na correia do alternador p q ela estava um pouco frouxa(patinando um pouco), o que faz o alternador girar mais pesado. bom aí o problema é mesmo no painel só abrindo elee vendo o que faz piscar a luz, o que segundo meu eletricista é uma minúscula fuga de corrente no painel , algum circuito da luz do painel rompido.ainda que não é problema grave!!!!!
maicon pinheiro
maicon pinheiro

Número de Mensagens : 65
Pontos : 81
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por Zama747 Qua 23 Jun - 12:21

Hum... estranho... Mas avisa aí se der certo, ou qualquer coisa.
Blz? até! Wink
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por maicon pinheiro Sex 25 Jun - 0:46

troquei a correia do alternador pois estava meio gasta agora parou de chiar e o carro não fica morrendo fica blz o alternador carrega direitinho a bateria.a luz como eu disse vou ter q levar o painel numa casa especializada em painéis.vlw qdo resolver o problema eu posto logo!!!!!
maicon pinheiro
maicon pinheiro

Número de Mensagens : 65
Pontos : 81
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por maicon pinheiro Qua 1 Set - 17:52

bom zama, a luz da bateria é algum negócio em relação ao painel, por que nptei q quando aciona a ventoinha ou liga se os faróis(como se tivesse puxxando corrente da lampada do painel) a luz não acende e o carro nunca m deixou na mão na hora de dar a primeira
partida. só que aconteceu uma coisa com os meus faróis de neblina: queimou o fusível(chegando a entortar o mesmo), cheguei a uma conclusão: foram feitas emendas que sobrecarregaram o fusível(30A e ligado nos fios, não na caixa de fusíveis que seria o correto)e não queimou as lâmpadas(que bom!!!), o que quer dizer uma amperagem muito alta, agora estou andando sem os faróis auxiliares. irei ter que mandar refazer a ligação desses faróis usando fios inteiros nas bitolas adequadas para não sobrecarregar. m diga zama, qual o fusível ideal para cada lâmpada do farol de neblina?
maicon pinheiro
maicon pinheiro

Número de Mensagens : 65
Pontos : 81
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por Zama747 Qua 1 Set - 18:43

Hum.... isso vai depender da potência das lâmpadas...
Tire uma delas e veja qual a potência vem escrito nelas.

Se for 60W/12V, sugiro um perto de 8A, para cada lâmpada(16A, com ligação junta).
8A são cerca de 3A a mais que o necessario para 12V. Uma folga é necessaria porque a voltagem da bateria varia um monte, de 12V pode chegar a 15V. Se não deixar essa folga a lampada não queima, mas o fusivel queimaria a toda hora...

-Mas um detalhe, é que um fio muito fino faria a amperagem (e brilho) da lâmpada diminuir e não aumentar.
Isso porque os elétrons não conseguem fluir direito pelo fio muito fino e ele acaba funcionando como um resistor.
É comum que o fio fino derreta causando um curto, aumentando um monte a corrente.

Porém o que vc falou acontece mesmo! Pois o fio fino esquenta mais(como um resistor/"resistência"). E como o fusivel fica embutido no fio quente, ele queima mais facil.

Flw, até!
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por maicon pinheiro Qua 1 Set - 23:14

vc saberia m dizer quais as ligações ou esquema para instalar corretamente os faróis de neblina da minha parati? vi em modelos da vw(os quadrados gol, saveiro, parati e voyage em que originalmente vem instalados os neblinas, que o fusível de cada lampada dos neblinas é 10A). qual a bitola mínima de fio para usar nessas ligações? e como é feita a ligação para a caixa de fusíveis?(não tinha dito, aconteceu de queimar o fusível pela ´´matação´´ que o eletricista fez nas ligações)
maicon pinheiro
maicon pinheiro

Número de Mensagens : 65
Pontos : 81
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por Zama747 Qui 2 Set - 13:30

A bitola vai depender do material do fio: cobre, aluminio, latão... Depende da pureza deles...

Mas, o que importa é que os fios têm uma indicação de amperagem neles também.
Se as lâmpadas forem de 10A, o cabo também terá que ser de 10A.
10A é o que suporta um fio doméstico (de parede, 1.100W/110V) de 1-2mm.
Você até pode usar um cabo destes, se tiver certeza que a fiação não esquenta com o motor.
Se não, numa oficina eles certamente terão ou providenciarão o "chicote" prontinho, só encaixar e ligar.

A ligação é normal, quer seja com fio ou o chicote: os fios vão da 1)bateria 2)pra lâmpada e 3) pro "aterramento".
Ao longo do fio são colocados 2 obstaculos: o interruptor (pra ligar)e o fusivel(pra segurança).

Eu recomendo que você coloque o fusivel no fio não "aterrado".

Não é regra... É mania minha:
Porque se fio "fusivionado" for o "terra", em caso de curto é só balançar e o fio encostar em alguma parte metalica do carro que o curto continua "curtando", mesmo com o fusivel queimado...

Nossa, hoje eu tô falando estranho... fusivionado, curtando... Deu pra entender, né? Não repara não...

Blz? Até!
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por maicon pinheiro Qui 2 Set - 13:58

então qual uma amperagem recomendável para os fusíveis dos neblinas?
agora entendi por que sempre queimava a chave do farol(por causa da sobrecarga nos fios por causa das emendas feitas)
deixa eu ver se eu entendi o fio que vai na caixa de fusíveis seria o fio positivo, isso?
por que é necessário o rele auxiliar quando se instala esse tipo de farol?
maicon pinheiro
maicon pinheiro

Número de Mensagens : 65
Pontos : 81
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por Zama747 Sex 3 Set - 0:48

Ué, qual chave que queimava? A "liga/desliga"(interruptor)?

O relé é bastante usado em controladores eletrônicos, onde um pequeninho sinal elétrico aciona uma chave pra acionar equipamentos de "grande" potência, como as lâmpadas.

Em carros manuais ele até pode ser desprezado, mas está lá pra reduzir (e muito!) o desgaste do interruptor.
Porque se vc ligar uma carga grande direto no interruptor ele vai esquentar, além de gerar umas "mini-faíscas" na hora de girar/apertar/acionar o botão.

Eu recomendo vc por o fusivel no polo não aterrado, positivo. Mas a amperagem do fusivel vai depender mesmo da lâmpada.

Como vc disse, as saveiros e parati originais vêm de fábrica com fusiveis de 10A.
Você pode arriscar e tentar colocar estes, mas como seus faróis não são de fábrica, as lampadas podem ser mais potentes e queimar o fusivel a toda hora.
Ou, você pode colocar um fusivel de 10A, e colocar as lampadas pelas originais.
Na dúvida, coloque um fusivel sempre com amperagem maior.

Pra saber o fusivel exato, só olhando a especificação gravada na lâmpada.
Aquela proporção que eu te passei, acho bem "responsavel"[suporta tensão de até 19V (c/ R continua)]: 8A para 60W/12V, vc pode usar a proporção pra se adaptar a sua lâmpada. Se ela for de 120W/12V(o dobro) pode usar um fusivel de 16A(o dobro), 90W(+1,5X) pode usar 12A(+1,5X)...
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por maicon pinheiro Sex 3 Set - 15:28

a chave que eu citei é a que liga/desliga os faróis, só que quando coloca-se outro fusível novo lá a chave funciona e aciona os faróis(não coloquei outro fusível por que vou mandar faxer a fiação novamente). a lâmpada que eu uso é as H3 de 60w/12V então é prudente usar um fusível de 10A como prevenção, certo? quando eu arrumar e estiver pronto eu t posto como ficou!
Abraço, zama!!!!!!!!!!!!
maicon pinheiro
maicon pinheiro

Número de Mensagens : 65
Pontos : 81
Reputação : 7
Data de inscrição : 27/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por Zama747 Sex 3 Set - 16:35

Pode por este sim.
Depois eu espio como ficou.
Flw! abraço.
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta Empty Re: luz da bateria piscando com o motor quente na marcha lenta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos