Login

Esqueci minha senha

Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Flux RSS

Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 

Como se determina a octanagem da gasolina? como sei se a gasolina pódium é adulterada?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como se determina a octanagem da gasolina? como sei se a gasolina pódium é adulterada?

Mensagem por Miro em Sab 4 Jul - 1:25

Como se sabe que a gasolina deve ter aquele nivel? é feito algum teste para saber? como?
Obg.

Miro
Convidado

Re: Como se determina a octanagem da gasolina? como sei se a gasolina pódium é adulterada?

Mensagem por X em Sab 4 Jul - 14:50

Hum. affraid Acho que não dá pra testar em casa não.
Eles testam na própria petrobras, com um monte de equipamentos. Em casa assim, que você mesmo possa testar, é só abastecendo e vendo como sai o desempenho do carro!

X

Número de Mensagens : 69
Pontos : 28
Reputação : 0

Ver perfil do usuário

Re: Como se determina a octanagem da gasolina? como sei se a gasolina pódium é adulterada?

Mensagem por Zama747 em Qua 8 Jul - 23:27

A gasolina é uma mistura de compostos derivados do carbono.
Quimicamente: na composição há cadeias carbonicas diferentes.
Geralmente há cadeias de 5 até 10 carbonos. (Pentano a decano).

O isoctano ( cadeia com 8 carbonos) é uma dessas cadeias que há na mistura da gasolina. Se fosse só isoctano na gasolina ela seria excelente. Mas se desperdiçarias muito petróleo, e custaria muito mais.

Então para determinar a octanagem, se faz uma contagem para determinar quantos % desses tais isoctanos está presente na gasolina.

Claro, não é feito assim, no olho nú, nem no microscópio. É feito na base da estimativa: através de reações eles estimam aproximadamente quantos % sobrou desse isoctano na gasolina.

Outro modo é comprimir a gasolina e observar sob qual pressão ela entra em combustão. A partir disso também dá para ter uma idéia.

E, ao contrario do que muitos pensam: não necessariamente um motor com maior cilindrada terá um ganho maior com essa gasolina.
Mas principalmente, o ganho é proporcional a taxa de compressão do motor, que na maioria dos modelos é maior nos 1.0!!!

Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Pontos : 469
Reputação : 44

Ver perfil do usuário http://zama747.blogspot.com/

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 21:52

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: