ZAMA747 - Portal Z
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» fui passar no alagamento e logo depois de passar o motor do carro ficou trepidando
Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? EmptyTer 19 maio - 17:23 por Joaquim Godoy

» Carrinho de controle remoto. Upgrade, tuning!!! :D
Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? EmptyDom 26 Abr - 10:45 por Fernandocdx

» Matematica/Geometria
Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? EmptySex 14 Nov - 9:40 por Gtaminha10

» Dúvida Motor Elétrico
Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? EmptyDom 2 Mar - 19:38 por Gtaminha10

» [Dúvida] Maleta produz energia estática?
Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? EmptySex 1 Nov - 21:49 por Master

» [Dúvida]Carregamento de bateria para dispositivo movel.
Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? EmptyDom 18 Ago - 15:12 por Malluko16

» Roupa lavada em luas diferentes
Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? EmptySex 9 Ago - 11:51 por Juliano F.

» Acendedor de cigarros
Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? EmptySex 9 Ago - 11:45 por Juliano F.

Palavras-chaves

passo  spray  quanto  carro  vale  

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 



Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor?

4 participantes

Ir para baixo

Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? Empty Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor?

Mensagem por Master Sáb 27 Jun - 2:50

Pessoal, é só uma dúvidazinha que meu mecânico pôs em mim. Segundo ele isso pouparia o motor, mas ele pareceu meio confuso ao expllicar, não entendí nada. Sabem né? aqueles papinhos inexplicaveis deles... Laughing
Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor?
Master
Master

Número de Mensagens : 173
Idade : 40
Pontos : 166
Reputação : 16
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? Empty Re: Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor?

Mensagem por Zama747 Sáb 27 Jun - 16:28

Ô Master. Não é verdade não!
Nas auto escolas, geralmente ensinam a andar com o motor perto dessa faixa de 3.000RPM. (próximo ao torque máx da maioria dos carros)
Mas isso por que é uma rotação boa para dirigir: tem um bom freio motor e também uma aceleração razoavel. Desse modo, o aluno não precisaria mudar muito a marcha, coisa que a maioria deles não gosta.

Mas, quanto ao desgaste é uma mentira absurda!!! Ao contrário!!! usar o torque máximo, desgasta ainda mais o motor!!!

Na verdade, o que quase ninguém sabe, é que a rotação de torque máximo está a todo momento mudando!!!
Aquele gráfico exibido na ficha do carro, é o torque ao nivel do mar, e com o pé todo pisado no acelerador. Em uso normal, o torque máximo varia conforme a altitude, combustível, e principalmente a quantidade que vc pisa no acelerador!

Isso mesmo! a rotação de torque máximo varia também conforme pisamos no acelerador!
No instante que vc alivia o pedal do acelerador, o torque máximo se desloca para uma rotação menor! É nesse ponto que o desgaste é menor.
Na dúvida, ande numa rotação média. Mas é bom saber que dá pra andar em outros giros mais eficientes que este. Wink
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? Empty Re: Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor?

Mensagem por schumacher Ter 30 Jun - 3:10

Sempre andei perto dessa rotação achando que tava agradando o motor!
Ai, olha lá eim! Fui enganado esse tempo todo.
E, é muito comum o pessoal falar que é certo andar nessa rotação. Acho que se vc sair na rua, e perguntar para o 1º que ver ele deve te falar isso.
Acho que a gente já nasce com isso gravado na cabeça!
schumacher
schumacher

Número de Mensagens : 172
Idade : 33
Pontos : 157
Reputação : 9
Data de inscrição : 05/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? Empty Re: Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor?

Mensagem por X Sáb 4 Jul - 14:53

Mas eu ainda acho que poupa sim!
A rotação de torque máximo é como uma rotação ideal. Porque você não força tanto mas não perde tanta potência!
X
X

Número de Mensagens : 69
Idade : 41
Pontos : 28
Reputação : 0
Data de inscrição : 09/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? Empty Re: Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor?

Mensagem por Zama747 Dom 5 Jul - 23:59

É... nesse ponto não chega a ser mentira: Se vc não tiver certeza sobre que marcha usar use uma média.
Mas quanto a andar no torque máximo, é uma mentira. Existem carros em que a rotação de máximo torque é por volta dos 5.000RPM, uma rotação quase nunca atingida! E são carros normais, como os novos EVHCs. Se vc andar sempre nessa faixa, seu motor deve desgastar rapidinho...
Zama747
Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 35
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

http://zama747.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor? Empty Re: Verdade ou mentira: andar na rotação de torque máximo poupa motor?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos