Login

Esqueci minha senha

Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 



trabalho de fisica

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

trabalho de fisica

Mensagem por matheus em Seg 18 Maio - 16:03

vcs poderiam me ajudar numa questão de fisica é assim 1.Uma esfera de massa 2,0 kg oscila num plano vertical suspensa por um fiobleve e inextensivel de 1,0m de comprimento.Ao passar pela parte mais baixa da trajetoria ,sua velocidade é de 20m/s sendo g=10m/segundo ao quadrado .Qual a intensidade da tracão no fio quando a esfera passa pela posição inferior?

matheus
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: trabalho de fisica

Mensagem por Zama747 em Seg 18 Maio - 18:27

Pois bem: vamos lá! querem a tração no ponto mais baixo, onde a velocidade é de 20M/s (esse é um dos dados principais!). Lembrando que tração é a força que a corda faz/recebe pra segurar/puxar a esfera.

Os dados que temos são:
*-A velocidade: 20M/S
*-O raio, que é o tamanho desse fio, como ele é inextensivel, e como veremos também tem velocidade pra se manter num circulo, ele será 1M.
*-A aceleração da gravidade, pra somar no final, que é 10M/s².
*- A massa da esfera: 2Kg

1º vamos calcular a força centrifuga (que é a força que a corda faz pra manter a esfera em tragetória circular). A formula é Fc = M. V²/R. Não foi pedido, mas como F=M.A, se retirarmos F, da formula teriamos a aceleração (40N: o suficiente pra manter a tragetória num circulo, já que é 4X a gravidade)...
Pondo os dados na formula temos:Fc = 2.20²/1 -->F = 800N

Então a força centripeta é 800N. Mas isso ainda não é a resposta. Como a pergunta quer o valor do ponto mais baixo, devemos somar também o peso da esfera. 20KG.10M/S²=200N (Se a pergunta fosse no ponto mais alto, seria ao contrario: diminuiriamos esse valor! e a exatos "90º e 180º" não se somaria nem diminuiria, para outros valores tem que usar o seno e cosseno pra calcular...).
\->Somando os 800 + 200 temos finalmente a resposta final: a corda exerce/recebe 1.000N de força. Força tração naquele ponto é então de 1.000N.
É isso! falou! Wink
Qualquer dúvida, diz aí.

Zama747
Admin

Número de Mensagens : 583
Idade : 28
Pontos : 469
Reputação : 44
Data de inscrição : 05/06/2008

Ver perfil do usuário http://zama747.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum